Goiás terá trem turístico que passará por vários municípios da região sudeste
Agência Goiás Turismo anunciou que até o final do ano o plano sairá do papel. Catalão, Silvânia, Senador Canedo, Pires do Rio, dentre outros, farão parte do projeto
Em coletiva realizada na tarde desta sexta-feira (25), no Centro de Cultura e Convenções de Goiânia, foi apresentado pelo presidente da Agência Goiás Turismo, Fabrício Amaral, o projeto para construção de um trem turístico o qual passará por vários municípios do sudeste de Goiás.
Bonfinópolis, Catalão, Goiandira, Ipameri, Leopoldo de Bulhões, Orizona, Pires do Rio, Santa Cruz de Goiás, Silvânia, Urutaí, Vianópolis, Senador Canedo, Caldazinha e os povoados de Ponte Funda e Caraíba, estão envolvidas no projeto. Os municípios vão restaurar prédios históricos, além de instalar sinalização e placas informativas.
Estiveram presentes representantes dos municípios e o presidente do Fórum de Turismo da Região da Estrada de Ferro, Valdir Antônio Rosa. Segundo ele, os trechos que serão atendidos pelo trem e a periodicidade das viagens serão definidos após estudo de viabilidade técnica e econômica. “A ideia é aumentar o emprego, valorizar a cultura goianiense e atrair o turismo”, afirma.
O prefeito de Silvânia, José Faleiro (PSDB), declarou que a cidade restaurou a antiga estação ferroviária e demonstrou suas expectativas. “Espero que o governador Ronaldo Caiado (DEM) não deixe o projeto de lado. Precisamos unir forças para dar continuidade a essa ideia”, opinou.
Faleiro expôs que o plano começou em 2013, após reuniões com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e representantes com a VLI, empresa a qual controla as concessionárias de transporte ferroviário no país. “Ficou acertado que poderemos utilizar os trilhos e a concessão já foi aprovada”, afirmou o prefeito.
Segundo o tucano, até o fim de março será firmado o protocolo junto ao Ministério do Turismo. “Após isso, tudo começara a entrar nos trilhos. É difícil responder quando o trem dará partida, mas o plano é que até o final deste ano tudo esteja pronto”, concluiu.
O presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, não falou sobre valores referente ao empreendimento, mas anunciou parceiros. “O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) nos ajudará muito. Os vagões estão em fase de aquisição para formar a composição. Me reuni com grandes empresários de Goiânia, as quais irão ajudar nessas aquisições”, afirmou.
Fabrício conclui. “É importante outras cidades do interior do estado demonstrem seu potencial de turismo. Vamos tirar esse projeto do papel ainda em 2019, e pessoa que visitará Goiás, ficará encantada”.
*Fabrício Moretti é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Thaís Lobo