Goiás teve quase 4 milhões de raios em 2024
Equatorial afirma que Rio Verde teve a maior incidência no Estado, com 93,9 mil descargas atmosféricas de janeiro a setembro
O sistema de monitoramento de raios da Equatorial Goiás registrou quase quatro milhões de descargas atmosféricas de janeiro a setembro de 2024 no Estado. Levantamento da concessionária informa que Rio Verde teve a maior incidência, com 93,9 mil raios.
Outras cidades com registros expressivos de raios foram: Jataí (91.482), Niquelândia (89.490), Mineiros (87.396) e Cavalcante (77.775). Segundo a concessionária, os raios podem causar interrupções no fornecimento de energia, além de danos a equipamentos e acidentes fatais.
A Equatorial informa que os raios são responsáveis por 20% das quedas de energia. Eles causam curtos-circuitos e queima de equipamentos, conforme o gerente do Centro de Operações Integradas da concessionária em Goiás, Vinicyus Lima.
Ele afirma que as tempestades não apenas derrubam árvores e galhos, que afetam a rede, mas também podem provocar a queda de postes e a ruptura de cabos. “Em dia de forte chuva, a recomposição da rede elétrica pode demandar um tempo maior, principalmente quando é necessário substituir postes, cabos e até transformadores.”
Em 2023, foram 14,4 milhões de raios em Goiás, conforme a concessionária. Contudo, o período chuvoso apenas começou, em 2024. Vinicyus faz algumas recomendações para casos de descargas.
Em casa:
- Evite o uso do celular, secador de cabelo e ferro elétrico conectados à tomada;
- Evite o uso de chuveiro ou torneira elétrica;
- Evite consertos de instalações elétricas;
- Se possível, permaneça em casa enquanto estiver chovendo.
Fora de casa:
- Não encoste em objetos metálicos como postes, cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;
- Não toque em aparelhos elétricos com as mãos ou pés úmidos;
- Não tente carregar aparelhos móveis, como celulares, em locais úmidos;
- Nunca tente desligar ou religar energia da rede elétrica por conta própria;
- Evite estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.