Governo vai usar aplicativo para medir nível de leitura de alunos da rede pública em Goiás
Os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública de ensino em Goiás…
Os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública de ensino em Goiás passarão por uma avaliação de leitura. Segundo a superintendente de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Giselle Pereira Campos objetivo é fornecer um diagnóstico da alfabetização das crianças nos 246 municípios de Goiás, cerca de 70 mil alunos, vão participar.
Avaliação será presencial na escola, com acompanhamento do professor feito do dia 30 de agosto até 10 de setembro. “É uma avaliação de fluência a leitura feita por aplicativo para todos os alunos do segundo ano das escolas municipais. Por ter poucas escolas estaduais que tem o segundo ano, a Secretaria está fazendo em regime de colaboração com o município”, disse.
“Os professores vão fazer em pequenos grupos, onde ele baixa o aplicativo no celular e o aluno faz a leitura e o aplicativo consegue dizer como está o nível de leitura desse estudante”, explicou a superintendente.
Informações sobre a leitura fica em aplicativo
O aplicativo foi desenvolvido pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), e vai armazenar as avaliações e sistematizar os resultados. Ação faz parte do programa AlfaMais, que deve ser implantado nas escolas no início de 2022.
O estado deve disponibilizar recursos técnicos e financeiros para a execução do programa e as prefeituras serão responsáveis pela adesão e pela implementação das iniciativas.
De acordo com a superintendente da Seduc, a pandemia de Covid-19 e a suspensão das aulas presenciais impactaram o processo de ensino-aprendizagem. Por isso, para ela, a avaliação se faz ainda mais necessária neste momento.
Dependendo do resultando equipe de educação deverá realizar monitoramento para que as crianças possam melhorar o processo de alfabetização.
Programa AlfaMais para Goiás
O Programa em Regime de Colaboração pela Criança Alfabetizada, o AlfaMais, foi criado em 9 de agosto, mediante sanção da Lei nº 21.071. Desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc), o programa é voltado para professores e estudantes da Educação Infantil e 1º, 2º e 5º anos do Ensino Fundamental, com o objetivo de reduzir os índices de alfabetização incompleta e letramento insuficiente entre as crianças matriculadas nas redes públicas de ensino.