Goinfra faz rescisão unilateral em contrato de duplicação da GO-210, em Rio verde
Nova licitação é preparada para dar continuidade ao projeto, que é o primeiro do Centro-Oeste para implantação de pavimento rígido
As obras de duplicação e restauração da GO-210, em Rio Verde, estão suspensas. Trata-se da implementação da primeira rodovia estadual em pavimento de concreto do Centro-Oeste. A medida ocorre porque Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) decidiu fazer a rescisão unilateral do contrato estabelecido com empresa do Rio de Janeiro, cujo nome não foi divulgado. Agora, a autarquia prepara novo processo de licitação para seleção de outra companhia. A previsão é de que novo edital seja divulgado ainda neste semestre.
De acordo com publicação no Diário Oficial do Estado (DOE), o rompimento, efetuado em 19 de julho, ocorreu por “descumprimento de cláusulas contratuais por parte da contratada”. Segundo a Goinfra, o problema persistiu mesmo diante de notificações da fiscalização.
Em nota oficial, a Goinfra reforça que a ação foi necessária para garantir a “proteção ao erário, a execução a contento do empreendimento e a entrega efetiva das obras à sociedade”. A agência diz ainda que as atividades administrativas para realização de novo processo de licitação para conclusão da obra estão em curso. A nova seleção deve ocorrer ainda neste semestre.
Até que a nova empresa seja selecionada e assuma o trecho, a autarquia faz o “reforço da sinalização e garante os serviços de manutenção no local”, consta na nota.
GO-210: rodovia de concreto terá recursos do Fundeinfra
As obras de duplicação e recuperação do trecho em questão têm o objetivo de garantir tráfego mais rápido e seguro ao transporte de cargas pesadas na região, considerada estratégica para o estado e reconhecida internacionalmente pela alta produtividade de grãos. Segundo a Goinfra, o trecho em pavimento rígido vai garantir ainda a economia de recursos públicos, tanto na construção quanto na manutenção.
O investimento supera os R$ 60 milhões, recursos do Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra). O material asfáltico pré-existente na composição da nova pista será aproveitado com o uso de placas de concreto de Cimento Portland (PCS), capazes de suportar o tráfego intenso de veículos pesados. Além disso, o pavimento possui mais atrito com os pneus, de modo a favorecer ações de frenagem.
O primeiro trecho a receber o pavimento rígido tem 13 quilômetros.