GOLPE

Golpistas usam perfis falsos de restaurantes de Goiânia para lesar consumidores

Segundo o Sindibares, mais de 30 estabelecimentos na capital já foram vítimas dos golpistas

Proprietários de conhecidos bares e restaurantes de Goiânia afirmam que se tornaram alvos de golpistas que criam perfis falsos dos estabelecimentos em redes sociais para enganar e lesar consumidores. Através do perfil falso, o golpista entra em contato com a possível vítima informando que ela “ganhou” um prato grátis do restaurante. No entanto, após informar ao golpista um código de SMS recebido, que seria o “voucher” do brinde, a pessoa acaba tendo o Whatsapp clonado.

Ao Mais Goiás, o proprietário do Cateretê Bar e Restaurante, Emerson Tokarski, relatou o problema. O empresário afirma que, nos últimos tempos, tem identificado até dois perfis falsos por semana, se passando por seu estabelecimento. “Eles dizem que a pessoa ganhou um prato, um voucher, que você tem que passar o código SMS. Daí, clonam o Whatsapp. É um velho golpe”, diz Tokarski.

O dono do Cateretê afirma ainda que um cliente chegou a entrar em contato com ele, contando que sua mãe havia sido vítima desse golpe. “Já teve casos de termos mais de uma centena de pessoas denunciando, mas o Instagram nada faz”, afirma.

Vítimas

Segundo o Sindicato dos Bares e Restaurantes de Goiânia (Sindibares), somente bares e restaurantes associados, foram quase 30 que tiveram o nome do estabelecimento usado pelos golpistas. A entidade informou que, por meio da sua assessoria jurídica, está fazendo um levantamento de todas as empresas que tiveram o seu Instagram hackeado/falsificado/clonado nos últimos tempos.

Restaurantes como o 1008 Carne de Sol, Grill Suíço Bar e Restaurante e Brioso e Manhoso são alguns exemplos. Pelas redes sociais, os estabelecimentos publicaram alertas avisando seus clientes dos perfis falsos.

Conforme Tokarski, mais proprietários de bares e restaurantes estão sendo contatados para a formalização de uma denúncia junto à Polícia Civil.