Governo abre comporta de barragem para evitar falta de água na Grande Goiânia
O governador Ronaldo Caiado (DEM) abriu a comporta de uma barragem localizada na zona rural…
O governador Ronaldo Caiado (DEM) abriu a comporta de uma barragem localizada na zona rural de Goiânia, na manhã desta quarta-feira (22). O objetivo é equilibrar a vazão do Rio Meia Ponte devido à estiagem severa, que pode comprometer distribuição de água na Região Metropolitana.
Com a abertura da barragem, o governo espera impedir que a vazão caia para o Nível Crítico IV, quando o escoamento é menor ou igual a 2 mil litros por segundo (l/s). Atualmente, o valor medido diariamente pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) está em torno de 2,3 mil l/s.
O proprietário da fazenda onde está localizada a barragem, Aírton Eustáquio Barra, aponta que o local tem capacidade para 10 milhões de metros cúbicos.
“Isso é o suficiente para fornecer a Goiânia o necessário para um bom período. A regulagem aqui é para isso, é uma barragem de regulagem de vazão. Se a Saneago diz que precisa de 3 mil metros cubicos, vai os 3 mil litros por segundo. Então, a Saneago administra bem e a gente proporciona esse volume necessário”, diz.
Há risco de falta de água na Grande em Goiânia?
Embora haja risco de racionamento de água, diante da estiagem severa, o governo avalia que a construção de linhão para Aparecida de Goiânia pode atender a região Metropolitana e aliviar o problema.
A área está com situação melhor do que a registrada em 2018, quando houve falta crítica de água. São pelo menos nove barragens monitoradas pela Saneago e Semad, como a que foi aberta na manhã desta quarta, que podem ser liberadas caso haja risco de queda de vazão do Rio Meia Ponte.