Governo amplia prazo para pagamento de IPVA e licenciamento em Goiás
O governo de Goiás anunciou, nesta sexta-feira, a prorrogação do prazo para pagamento do Imposto…
O governo de Goiás anunciou, nesta sexta-feira, a prorrogação do prazo para pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e do Licenciamento Veicular para veículos com placas com final entre 1 e 6. Os boletos haviam vencido ontem (quinta-feira). Confira a tabela abaixo.
O Mais Goiás adiantou a informação no dia 30 de julho.
O calendário incialmente aprovado pelo governo determinava que os veículos com placa final 1 teriam que pagar IPVA em março. Os proprietários de veículos com placa final 2 pagariam o imposto em abril e assim por diante. No entanto, a pandemia do coronavírus fez com que o Estado prorrogasse todas as datas de vencimento.
A frota de veículos com final entre 1 e 6 – que, em condições normais, já teriam que ter quitado o IPVA – corresponde a 2,9 milhões de automóveis, o que corresponde a 70% do total de 4,1 milhões. O boleto deve ser baixado no site do Detran (www.detran.go.gov.br), na aba “Veículos”.
As datas de vencimento da 1ª parcela de veículos com placa final 8 e 2ª parcela para placa final 7 não foram alteradas: permaneceram 6 de agosto.
Multas altas
Mais cedo, uma reportagem do Mais Goiás contou que motoristas donos de veículos com placas final entre 1 e 6 foram surpreendidos com boletos que cobravam multas elevadíssimas, de mais de R$ 300, por causa do atraso de um dia.
Estas multas devem ser canceladas.
O Mais Goiás registrou também uma série de reclamações contra o sistema do Detran, que estaria impedindo pessoas de emitir guias de pagamento dentro do prazo anteriormente estabelecido.
A placa do carro do engenheiro civil Leonardo Carvalho é final 1. Ele integra o grupo que teve o vencimento prorrogado em razão da pandemia do novo coronavírus. Com a nova data-limite, a parcela que deveria ser paga em fevereiro passou a ter vencimento no mês de agosto. Na quinta-feira (6), Leonardo tentou emitir um boleto para pagar o imposto pela internet, mas não obteve sucesso.
“São dois tipos de boletos, um para pagar nas casas lotéricas e o outro pela internet. O site não permitiu a emissão para pagar por aplicativo por conta de um erro no sistema. Decidi, então, emitir a guia para pagar presencialmente com um dia de atraso, mas percebi que o vencimento foi jogado para a próxima segunda-feira (10), com juros de R$ 443,44. Também não deram opção para fazer o pagamento hoje (sexta-feira, 7/8)”, disse.