Governo Caiado anuncia ações para proteger o rio Vermelho, na cidade de Goiás
Acordo de Cooperação Técnica será assinado pelo governador Ronaldo Caiado, prefeito Aderson Gouvea, secretária Andréa Vulcanis e outros auxiliares do poder Executivo estadual
Em celebração pelos 296 anos da cidade de Goiás, o governador Ronaldo Caiado e o prefeito Aderson Gouvea assinam, na segunda-feira (22), um acordo de cooperação técnica com vistas à preservação do rio Vermelho e à promoção do desenvolvimento sustentável no município. Maior parte dessas ações será executada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).
Esse acordo, com 42 meses de validade, prevê ações voltadas ao monitoramento da qualidade da água, ao monitoramento fluviométrico com alerta para cheias, ao manejo de águas pluviais e drenagem urbana, à recuperação de nascentes e áreas degradadas, ao manejo e destinação correta de resíduos sólidos, à coleta e tratamento de efluentes domésticos, ao abastecimento de água, às ações de educação socioambientais, à realização de um inventário de emissões de gases de efeito estufa no Festival Internacional de Cinema Ambiental (Fica) e ao plantio de árvores.
A assinatura do acordo acontece no dia em que a capital será simbolicamente transferida para cidade de Goiás, antiga Vila Boa. A programação começa às 8h30, com ato conjunto dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário em frente ao Palácio Conde dos Arcos. Às 10h30, Caiado visita a sede do poder Judiciário e segue para instalação do Ministério Público. Às 15 horas, o governador vai à sede da Defensoria Pública, depois da OAB-GO e então ele assina o acordo de cooperação técnica. A agenda termina com a entrega da Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera.
Meio ambiente
Três órgãos do governo estadual têm deveres previstos no acordo de cooperação técnica: Meio Ambiente, Infraestrutura e Saneago. A Secretaria de Meio Ambiente coordenará algumas das atividades mais importantes, como avaliar a qualidade da água bruta e fazer o monitoramento fluviométrico do rio Vermelho.
Na área de resíduos sólidos, a Semad vai promover um curso sobre reciclagem e valoração de resíduos domiciliares para moradores da cidade, curso de capacitação sobre a destinação final ambientalmente correta de resíduos orgânicos domiciliares utilizando técnica de compostagem, e vai adquirir lixeiras de rua para a separação de resíduos secos e orgânicos.
Está previsto o desenvolvimento de um projeto-piloto voltado para conservação de solo e água com imagens de drone, cercamento de Área de Preservação Permanente (APPs) e de reserva legal, recuperação de cobertura vegetal e regularização do Cadastro Ambiental Rural (CAR) de imóveis da região.
Por fim, a Semad vai elaborar o inventário de emissões do Festival Internacional de Cinema Ambiental (Fica) e realizar a compensação e entregar, ao município, um britador para facilitar a gestão de resíduos sólidos.