Governo comemora redução de 53% nos passageiros de ônibus: “sucesso altíssimo”
Proposta em vigor estabelece embarque prioritário para trabalhadores do comércio essencial
O governo do Estado ficou satisfeito com o resultado da estratégia de estabelecer embarque prioritário para trabalhadores do comércio essencial no transporte coletivo da região metropolitana de Goiânia. De acordo com dados da Redemob (grupo que reúne as empresas operadoras do serviço), o fluxo de passageiros caiu 53%.
A medida foi definida pelo governador Ronaldo Caiado (DEM) em reunião com prefeitos da Grande Goiânia. Esta terça-feira foi o primeiro dia de implantação da medida. Na faixa de maior fluxo, a das 6 horas, 12.657 pessoas que embarcaram. Na última terça-feira, no mesmo horário, utilizaram o serviço 26.939 mil pessoas.
Para o secretário-geral da Governadoria, Adriano da Rocha Lima, o resultado deste início de operação mostra que a tecnologia pode ser uma grande aliada como ferramenta de apoio às políticas públicas. “Como já era esperado, tivemos pessoas que não tiveram seu cadastro reconhecido, mas representou menos de 0,5%. Apesar de alguns problemas de pessoas que não fizeram cadastro tentando invadir plataformas de embarque ou pular as catracas, foi uma operação de altíssimo sucesso”, avaliou.
O bloqueio eletrônico dos cartões de embarque, liberando apenas os trabalhadores de atividades essenciais cadastrados, ocorre das 5h45 às 7h15 e das 16h45 às 18h15. A medida vale até a próxima terça-feira (30/03), quando se encerra o período de restrição das atividades econômicas estipulado no decreto estadual.