Segurança pública

Governo de Alagoas mostra interesse no SIMVE

De acordo com Renan Filho, o SIMVE tem grande potencial para colaborar com a Segurança Pública.

Acampanhados pelo govenador Marconi Perillo (PSDB), o governador de Alagoas, Renan Calheiros Filho, e o secretário da Defesa Social alagoano, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, estiveram nesta segunda-feira (2/2) no Centro Integrado de Inteligência Comando e Controle da Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás para conhecer os projetos do setor em Goiás.

Durante a visita, a comitiva alagoana demonstrou especial interesse no Serviço de Interesse Militar Voluntário Estadual (SIMVE), implantado em Goiás desde 2013 e que já formou cinco turmas.

De acordo com Renan Filho, o SIMVE tem grande potencial para colaborar com a Segurança Pública. O governador alagoano reconheceu que o programa pioneiro do governo goiano pode impactar positivamente na sensação de segurança e convocou o secretário de Defesa Social de Alagoas a abraçar o projeto. “Estamos dispostos a nos engajar”, afirmou. Calheiros Filho fez questão, inclusive, de conversar com soldados do SIMVE que prestam serviço no CIICC.

Outro ponto que despertou interesse no governador alagoano é o policiamento por quadrantes, adotado pela SSPGO desde o ano passado. O modelo consiste em dividir duplas de policiais por áreas específicas e só foi possível após o incremento do efetivo da Polícia Militar, que recebeu 1.180 policiais no último concurso público e outros 2.100 do SIMVE.

O governador e o secretario de Defesa Social de Alagoas também conheceram o monitoramento de reeducandos por meio das tornozeleiras eletrônicas e a central de videomonitoramento, que hoje tem 76 câmeras em funcionamento mas que tem previsão para mais 580.  Gaspar Mendonça Neto explicou que o estado nordestino também utiliza o sistema, mas os diferenciais de Goiás estão no monitoramento de medidas previstas na Lei Maria da Penha e a total integração com as forças policiais no CIICC.

Após a visita ao CIICC, o grupo seguiu para a GO-070 para conhecer as obras do Hospital de Urgências de Goiânia 2 (Hugo 2), cujas obras estão em fase final.