Governo de Goiás anuncia criação de 101 leitos de Covid-19
O governo do estado que irá criar 66 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI)…
O governo do estado que irá criar 66 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 35 de enfermaria para pacientes com Covid-19. A implantação dos novos 101 leitos deve acontecer nos próximos dias e é baseada no atual cenário epidemiológico do estado, com o aumento de casos da doença influenciado pelo clima frio e pelo aumento do número de solicitações de internações para casos suspeitos.
Com o acréscimo, serão 176 leitos destinados ao enfrentamento da doença, sendo 116 leitos de UTI e 60 de enfermaria, em Goiás. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), serão 20 novas vagas de UTI Covid em unidades da rede estadual em Itumbiara, 20 em Uruaçu, 16 em Goiânia e 10 em Nerópolis. Já os leitos de enfermaria para o tratamento da doença terão acréscimo de 15 novas vagas em Nerópolis, 10 em Goiânia e 10 em Uruaçu.
De acordo com o secretário de Saúde, Sandro Rodrigues, a implantação dos primeiros leitos para tratamento de Covid-19 em estruturas fixas permite que a oferta aumente rapidamente.
“Desde o início da pandemia, o Governo de Goiás priorizou a instalação de leitos em hospitais de alvenaria, com estruturas fixas, que permanecem ativos e podem ter perfil modificado novamente para pacientes com Covid-19, caso se constate essa necessidade”, disse o secretário.
Prevenção contra Covid-19
Além da ampliação da rede de saúde, a SES continua reforçando a importância das medidas preventivas contra a doença, como vacinação, uso de máscara facial cobrindo nariz e boca e higienização das mãos com álcool gel 70%.
Até essa segunda-feira, Goiás distribuiu 14.518.679 doses de vacinas contra a Covid-19 aos 246 municípios. Referente à primeira dose, foram aplicadas 5.772.928 doses em todo o Estado. Em relação à segunda dose e a dose única, foram vacinadas 5.142.922 pessoas, e 2.263.495 pessoas receberam também a primeira dose de reforço. Entre as crianças de 5 a 11 anos, 49,06% receberam uma dose da vacina.
O governo também manteve as recomendações para o uso de máscara de proteção respiratória em ambientes abertos e/ou fechados em Goiás. A medida foi divulgada no mês de março e é baseada nas diretrizes da Sociedade Brasileira de Infectologia.