CORONAVÍRUS

Governo de Goiás e Itaú levam testagem de covid a 27 abrigos de idosos

Uma parceria entre o Governo de Goiás e o Banco Itaú possibilitou a testagem de covid-19…

Uma parceria entre o Governo de Goiás e o Banco Itaú possibilitou a testagem de covid-19 em quase 2 mil pessoas de 27 abrigos de idosos de seis municípios do estado. Num dos abrigos, 25 de 27 idosos testaram positivo para a doença causada pelo novo coronavírus.

Conforme informações do governo, foram 713 servidores e 1.165 idosos testados em 27 Instituições de Longa Permanência de Idosos (Ilpis) nos municípios de Anápolis, Aparecida de Goiânia, Goiânia, Luziânia, Rio Verde e Santa Helena.

Os testes aplicados, segundo o Estado, fazem parte de ação para a prevenção da covid-19 em instituições que abrigam idosos, população que faz parte do grupo de risco do coronavírus. Na primeira etapa da parceria, foram doados pelo banco máscaras, protetores de acrílico, sabonete líquido, luvas, coletes, aventais, álcool em gel, termômetros para medição de temperatura e oxímetros, num custo de aproximadamente R$ 30 mil.

A parceria também proporcionou às 27 Ilpis de Goiás a doação de kits compostos por tablet, máquina de lavar, secadora, aparelho celular, rádio e TV.

Testagem identificou 25 idosos infectados pela covid-19 em abrigo

O Abrigo Monte Sinai, localizado no município de Anápolis, foi uma das Ilpis que receberam as testagens. Segundo a gestora da instituição, Patrícia Gomes, as testagens obtidas por meio da parceria entre a Seds e o itaú chegou no momento mais adequado possível. “As testagens foram ótimas pra nós porque pudemos ter uma segurança, pra saber realmente que está [infectado] e quem não está. Foi de uma grande importância”, conta.

A coleta de materiais na testagem foi feita no dia 3 de agosto e o resultado explicitou o cenário preocupante da Ilpis. Cinco funcionários e 25 idosos, dos 27 que vivem no Abrigo Monte Sinai, testaram positivo para a covid-19. A situação atingiu um alto nível de gravidade no abrigo, com 4 idosos levados pela doença.

Porém, segundo Patrícia, o quadro está controlado. “Passamos por uma fase muito difícil, mas agora, graças a Deus, passou. Deu aquela tranquilizada e já saíram do isolamento os que tinham testado positivo”, revela.