SINOPHARM

Governo de Goiás oferece Iquego para envase de vacinas contra covid-19

"Que a nossa indústria química seja um braço do Ministério da Saúde", disse Caiado

Ministério avalia possibilidade de Iquego fazer envase de vacinas (Foto: Reprodução)

O governador Ronaldo Caiado (DEM) pediu autorização ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para a Indústria Química do Estado de Goiás (Iquego) envasar as vacinas chinesas contra Covid, Sinopharm, quando elas chegarem ao Brasil. As doses, depois de envasadas, seriam enviadas ao Ministério da Saúde (MS) e distribuídas aos demais Estados, conforme o Plano Nacional de Imunização (PNI).

Vale destacar, a vacina Sinopharm, ainda não tem autorização no Brasil. Contudo, ela já foi aprovada para uso emergencial pela Organização Mundial da Saúde (OMS), no consórcio Covax Facility – que o Brasil faz parte e deverá receber 42,5 milhões de doses. A expectativa é que ela esteja liberada até o segundo semestre deste ano.

Para Denes Pereira, presidente da Indústria Química de Goiás, a parceria Goiás-Ministério da Saúde depende só da preparação do Iquego para o processo. De acordo com ele, a Indústria será protagonista no Sistema Único de Saúde (SUS).

Já o governador, ao reforçar a solicitação para adquirir e repassar as vacinas ao MS, também mostrou interesse na parceria a longo prazo. “É uma vacina que teremos que tomar todos os anos. Então, que a nossa indústria química seja um braço do Ministério da Saúde, para que possamos fazer o envasamento e, futuramente, as pesquisas”, declarou.