Inovação

Governo de Goiás passa a utilizar aplicativo de táxi para reduzir gastos

Modelo já é utilizado pelo Governo Federal, que alcançou uma economia de 60% nos gastos com transporte. O GoTáxi já está sendo usado pela Segplan desde a segunda quinzena de abril

O Governo de Goiás passou a adotar um aplicativo de táxi para reduzir custos com transporte para servidores durante o trabalho. O GoTáxi já está sendo usado pela Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan) desde a segunda quinzena de abril e, na manhã desta sexta-feira (18), o aplicativo será apresentado oficialmente na Academia da Polícia Militar, junto com o balanço do valor poupado nesse período, cujo cálculo está sendo finalizado.

O modelo já é utilizado pelo Governo Federal, que alcançou uma economia de 60% nos gastos com transporte em Brasília. A expectativa do Governo de Goiás é de que a redução seja semelhante. Com o aplicativo, os servidores utilizarão táxis credenciados em seus deslocamentos a trabalho, substituindo parte da frota atualmente locada pelo Estado. A empresa contratada foi escolhida por meio de licitação e já presta o mesmo serviço aos órgãos do Governo Federal no Distrito Federal. Segundo dados do Ministério do Planejamento, atualmente 25 mil servidores utilizam o serviço.

De acordo com o secretário de Gestão e Planejamento Joaquim Mesquita, o GoTáxi representa uma quebra de paradigma no serviço público. “Além da economia e transparência nos gastos, os processos de controle e gestão do transporte dos servidores públicos em razão do serviço são simplificados. Além disso, movimenta o mercado de táxi, que, pela primeira vez, tem o Governo e seus servidores públicos como clientes. Como reflexo, contribuímos para reduzir veículos em circulação e melhorar o trânsito”, disse.

Aplicativo

O GoTáxi funciona de modo similar a serviços de transporte já conhecidos, como o 99 Táxi e o Easy Táxi. O servidor público solicita um táxi cadastrado por meio de aplicativo para celular, pela internet ou central telefônica. A redução de custos é consequência da eliminação dos custos com aluguel, combustível e liberação de mão de obra. Para utilizar o aplicativo, o servidor tem uma senha pessoal e intransferível. Todos os deslocamentos são identificados com origem e destino, data, horário e motivo da solicitação. Como forma de controle e transparência, todas as viagens devem ser autorizadas e atestadas pelos gestores.

Além da economia prevista, outro fator importante para a adoção do GoTáxi foi a acessibilidade, pois serão disponibilizados veículos adaptados para pessoas com deficiência. O serviço está disponível para os deslocamentos dentro da Região Metropolitana de Goiânia.

Gradativamente, deve ser estendido para outras regiões do Estado onde há mais necessidade de transporte de servidores e disponibilidade de frota de táxi para atendimento da demanda. Após a apresentação oficial do aplicativo, as demais secretarias do estado farão o cadastro dos servidores que necessitam de transporte para que possam utilizar o GoTáxi em suas viagens.

Aplicativo GoTáxi. (Foto: Divulgação)