META

Governo de Goiás reafirma que todos com mais de 18 anos estarão vacinados até o fim do mês

Estado pretende concluir a vacinação contra Covid-19 em pessoas com mais de 18 até o final de setembro

Saúde anuncia 60% dos brasileiros 100% imunizados contra Covid (Foto: Jucimar de Sousa - Mais Goiás)

A 10 dias do início de outubro, o governo de Goiás voltou a afirmar que deve cumprir a meta de vacinação contra Covid-19 de vacinar toda a população do estado acima de 18 anos até o final de setembro. Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde de Goiás, Flúvia Amorim, o percentual de pessoas com mais de 18 anos que tomaram pelo menos a primeira dose que já chega a 90%, levando em conta as aplicações não registradas no sistema.

De acordo com os dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES) disponíveis no Painel Covid, 42,03% da população de Goiás com mais de 15 anos já receberam as duas doses ou dose única contra a Covid-19. Os que receberam pelo menos a primeira dose correspondem a 81,11%. No entanto, Flúvia explica que esse número pode ser maior.

“Tem aqueles municípios que ainda não registraram [as aplicações das doses], o que a gente insiste para ser feito. Na verdade, o percentual de vacinados já é de cerca de 90%”, disse a superintendente ao Mais Goiás, destacando que já há municípios que concluíram seus esquemas de vacinação contra o novo coronavírus.

Abstenção da vacinação contra Covid-19 ainda preocupa

No entanto, aqueles com mais de 18 anos e que ainda não tomaram nenhuma das doses ainda são muitos. São cerca de 200 mil pessoas com mais de 18 que ainda não se vacinaram, com 150 mil somente em Goiânia. De acordo com Flúvia, a responsabilidade quanto a esse problema é de cada município.

A gente sugere que faça busca ativa [dos que não se vacinaram]. No próximo sábado, por exemplo, a gente vai ter um Dia D de repescagem”, evento que, segundo a superintendente, busca alcançar os que ainda não se imunizaram contra a Covid-19