RECLAMAÇÃO

Professores reclamam que foram barrados em reunião com governo sobre UEG

Segundo a Adueg, somente deputados estaduais e o reitor da instituição puderam participar do encontro

A Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Goiás (Adueg) diz que o governo de Goiás vetou a participação de professores na reunião que trataria da carreira deles na UEG, na manhã desta sexta-feira (8). Segundo a Adueg, somente deputados estaduais e o reitor da instituição puderam participar do encontro, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia.

Vale citar, foram os próprios professores que pediram a reunião junto aos deputados. Os docentes, contudo, ficaram de fora. Os parlamentares presentes eram: Antônio Gomide (PT), Mauro Rubem (PT) e Talles Barreto (União Brasil).

Chegamos aqui para participar da reunião agendada com o secretário-geral de Governo, Adriano Rocha Lima, e tivemos a surpresa de sermos proibidos de entrar. Nós, que solicitamos a reunião, ficamos de fora. Então, mais uma vez, o Governo de Goiás discute a carreira dos professores da UEG sem a participação dos professores da UEG”, afirma Marcelo moreira, presidente da Adueg.

Vale lembrar, entraram de greve na última sexta-feira (1º), mas suspenderam na noite de quarta-feira (6), após decisão judicial. Eles acataram determinação liminar do desembargador Fernando de Castro Mesquita, publicada na terça-feira (5).

A paralisação ocorreu por falta de retorno do governo de Goiás sobre as demandas da categoria. Em 16 de fevereiro, quando foi aprovado o indicativo de greve, a Adueg encaminhou ofício aos responsáveis, mas não teve resposta.

Entre as reivindicações, está o acesso à proposta de Plano de Carreiras dos Docentes da UEG, que tramita na Secretaria de Estado de Administração. A associação pede para integrar o Grupo de Trabalho que está reformulando a carreira. Já a segunda é que o Governo encaminhe ao Legislativo projeto de lei para alteração da Lei do Plano de Carreira dos Docentes da UEG com a extinção do quadro de vagas, a fim de viabilizar as promoções dos docentes (entre classes).

Segundo a Adueg, ainda não houve comunicado do governo de Goiás após a reunião – que não contou com os professores. O Mais Goiás procurou a assessoria de comunicação da gestão e aguarda retorno.