Governo divulga distribuição das vacinas contra Covid-19 nos municípios
Distribuição começou ainda na segunda e a maioria dos municípios devem iniciar a vacinação na quarta
O governo do estado divulgou nesta terça-feira (19) a quantidade de doses da vacina contra o coronavírus que cada município receberá nesta primeira remessa. No total, Goiás recebeu 183 mil doses da Coronavac, cujo uso foi aprovado no último domingo (17) pela Anvisa.
De todos os municípios goianos, 14 dos 15 mais populosos recebeu doses suficientes para imunizar mais de mil pessoas. A exceção foi Novo Gama, que recebeu 380 doses. Além disso, 84 municípios receberão menos de 50 doses.
Entre os cinco municípios mais populosos, a capital concentrou o maior número, com 30.100 doses. Apesar disso, esse número representa um quinto do necessário para vacinar os grupos determinados na primeira etapa da vacinação. Em seguida vem Aparecida de Goiânia (7.200), Anápolis (5.960), Rio Verde (3.600) e Águas Lindas de Goiás (1.600).
Clique aqui para saber quantas doses foram destinadas para cada município goiano.
O governo do estado informou também que as vacinas recebidas correspondem à primeira dose e que a segunda deve chegar em quatro semanas. Por esse motivo, todas as doses deverão ser aplicadas, sem a necessidade de separar metade para aplicação posterior.
Distribuição das doses
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), as doses foram encaminhadas para as 18 Regionais de Saúde ainda na segunda-feira (18). A previsão é que a grande maioria dos municípios inicie a vacinação na quarta-feira (20). Entretanto, algumas cidades já começaram a imunizar o público-alvo da primeira etapa. É o caso Anápolis, que começou na segunda (18), e Goiânia, que antecipou para esta terça (19).
A pasta informou também que, na primeira etapa, as vacinas serão aplicadas in loco pelos municípios. Equipes de saúde irão visitar os abrigos para idosos e aldeias e os locais de trabalho onde os trabalhadores de saúde estão na linha de frente no combate à pandemia.
A SES informou ainda que o plano de vacinação para todo o estado está sendo atualizado e que ele será divulgado na quarta.
Previsão de novas vacinas
Por enquanto a o plano de vacinação está na primeira etapa. Nela, serão imunizados 77.549 trabalhadores de saúde que atuam na linha de frente contra a Covid-19 (HCamps, prontos-socorros, Samus, UPAs, motoristas de ambulâncias); 8.828 pessoas com 60 anos ou mais que estão institucionalizadas (em asilos, instituições psiquiátricas ou similares); 475 pessoas com deficiência institucionalizadas e; 320 indígenas vivendo em aldeias.
De acordo com a SES, ainda não há previsão para vacinação de outros grupos. A segunda etapa da imunização será divulgada pelo Ministério da Saúde e está condicionada ao recebimento de mais doses da vacina.
Apesar disso, o Secretário de Saúde de Goiânia, Durval Ferreira informou que o governo federal sinalizou o envio de mais doses em 30 dias. “Nesse primeiro momento, nós entendíamos que as 30 mil doses seriam reservadas para 15 mil indivíduos. Mas houve sinalização positiva do Ministério da Saúde que nós poderíamos programar a aplicação dessas 30 mil doses, porque dentro do prazo de 30 dias novas doses viriam”, afirmou.
Vacinação em Goiânia e Aparecida de Goiânia
Na capital, os primeiros a receberem a Coronavac são os profissionais do Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara (HMMCC) e moradores do Abrigo de Idosos São Vicente de Paulo. No mencionado hospital, serão vacinados 100% dos profissionais lotados na unidade. São 960 pessoas, entre trabalhadores da limpeza, administrativo e profissionais de saúde. No Abrigo São Vicente de Paulo de Goiânia, 50 idosos serão contemplados.
Já em Aparecida de Goiânia, a vacinação começa na quarta. As 7,2 mil doses de vacinas disponíveis no município serão aplicadas in loco, nas unidades de saúde e abrigos da cidade pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Com essa quantidade, a prefeitura espera que 44% dos profissionais de saúde do município que atuam em unidades públicas e privadas e toda a população idosa e de pessoas com deficiência que vivem em abrigos seja imunizada.
O secretário de Saúde da cidade, Alessandro Magalhães, ressaltou que o município tem interesse em adquirir vacinas. “Nós iniciamos o diálogo com dois laboratórios que têm vacina aprovada em diferentes países, entretanto ainda não têm aprovação no Brasil. Para avançarmos na negociação, dependemos de questões jurídicas, que precisam ser analisadas, como a questão do registro dessas vacinas dentro do Brasil. Não tem nada definido ainda, portanto a conversa é preliminar”, explicou.
Coronavírus em Goiás
O estado de Goiás registrou 2.075 casos de coronavírus nas últimas 24 horas, de acordo com a SES. Com os números desta terça-feira (19), o total de confirmações chegou a 331.792. Existem ainda 284.191 casos suspeitos.
Não foi registrado nenhum óbito no período e o total de mortes permanece em 7.107. Além disso, 205 mortes ainda são investigadas. De acordo com a SES, 316.113 pessoas se recuperaram da doença, o que representa 96,3% dos atingidos. A taxa de letalidade é de 2,1%.