RENOVAÇÃO

Governo e prefeituras estudam comprar 200 ônibus para região metropolitana de Goiânia

Pelo menos 200 novos ônibus podem ser incorporados à frota do transporte coletivo da Região…

Pelo menos 200 novos ônibus podem ser incorporados à frota do transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia até agosto deste ano. A informação é do prefeito Rogério Cruz (SD), na entrega da 1ª estação do BRT Norte-Sul, inaugurada na Praça Cívica, nesta quinta-feira (27). A inauguração da plataforma se deu quase dez anos após o ínicio das obras. 

Os veículos estão sendo adquiridos pelas empresas a partir do subsídio do Governo de Goiás, em conjunto com as Prefeituras de Goiânia, Aparecida, Trindade e Senador Canedo. Espera-se a inclusão em breve de Goianira e Trindade no compartilhamento dos recursos para financiamento do transporte coletivo da Região Metropolitana.

O Governo de Goiás e a Prefeitura de Goiânia contribuem mensalmente com um montante de recursos correspondente a 41,2% cada. A Prefeitura de Aparecida de Goiânia possui a cota parte de 9.4% no rateio e o município de Senador Canedo desembolsa 4,81% do total de recursos atualmente. Os recursos possibilitam, além dos investimentos na infraestrutura e renovação da frota, do congelamento da tarifa, que permanece inalterável desde 2019.

Modelos

No total, seriam182 ônibus novos com motorização a diesel padrão Euro-VI, com ar-condicionado e suspensão pneumática, sendo: 50 ônibus Super Padron, de 15 metros para o BRT Norte Sul e 132 ônibus convencionais de 12,7 metros.  Os veículos operariam nas linhas alimentadoras da região metropolitana da região metropolitana de Goiânia. 

Há também para o Sistema Metropolitano BRT, a previsão de 18 ônibus elétricos, sendo: 6 ônibus articulados, de 23 metros, com ar-condicionado para o Eixo Anhanguera e 12 ônibus Super Padron, de 15 metros, com ar-condicionado para o BRT Norte e Sul.