Patrimônio cultural

Governo estadual autoriza reforma de teatro tombado em Pirenópolis

O prédio deve ser utilizado para receber uma unidade do Colégio de Tecnologia de Artes

Governo estadual autoriza reforma de teatro tombado em Pirenópolis (Foto: Governo de Goiás - Divulgação)

O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) autorizou a reforma do Theatro Sebastião Pompeu de Pina, em Pirenópolis, cidade histórica de Goiás. O prédio deve ser utilizado para receber uma unidade do Colégio de Tecnologia de Artes para capacitação da população local. A previsão é que R$ 2,5 milhões sejam utilizados nas obras.

Os recursos para a reforma são do orçamento do Governo de Goiás, que assume a empreitada após dois anos de paralisação. Até então, as obras estavam sob o comando do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), mas devido a cortes do governo federal, o órgão ficou sem recursos para concluir a execução do projeto.

A restauração do Theatro Sebastião Pompeu de Pina foi iniciada em dezembro de 2019 e estava prevista para ser concluída em 2021.

Reforço estrutural

Entre as mudanças previstas estão reforço estrutural e de fundações, recuperação arquitetônica integral do edifício, com reestruturação da fachada frontal, além de adequações de instalações acústicas e cênicas, entre outras. Segundo o governo do Estado, metade da obra está concluída.

O Theatro Sebastião Pompeu de Pina está interditado desde 2016. O prédio foi construído no fim do Século XIX, por isso, é considerado de valor histórico e cultural, e foi tombado por lei estadual e pelo Iphan ainda na década de 1980.