Turismo

Governo estuda campanha de incentivo para turismo após a pandemia

Ação visa estimular que goianos visitem locais turísticos do estado com preços atrativos

Foto da Estação Ferroviária de Caraíba em Vianópolis (GO).

O governo do estado está estudando medidas de recuperação do turismo no estado, uma vez que o setor foi um dos mais afetados mais afetados pela crise econômica provocada pelo coronavírus.   De acordo com o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, uma das propostas é de fazer uma campanha para estimular goianos a visitarem locais turísticos dentro do estado, em condições atrativas. A ideia é construir ações para o pós pandemia, alguma delas já no segundo semestre.

“Vamos fazer uma campanha no segundo semestre, estimulando o goiano a viajar dentro do estado de Goiás para prestigiar nossas empresas, com preços bem acessíveis, com transporte.  É uma forma de a gente ajudar. O que tenho feito incessantemente é ouvir e dar a mão para as pessoas. O problema é de todos”, destacou o presidente.

Segundo dados da Secretaria da Economia, houve queda expressiva na arrecadação estadual proveniente das Atividades Características do Turismo – ACT. O valor arrecadado proveniente no primeiro quadrimestre deste ano foi de R$ 42.413.074,56. No mesmo período do ano passado esse valor foi de R$ 48.746.752,99.

Somente no mês de abril houve uma retração de 61,4% na arrecadação do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas 10 Regiões Turísticas, em relação ao mesmo período do ano anterior. Segundo a área de Economia do governo, o valor arrecadado em abril de 2020 foi de R$ 4.212.646,97. No mesmo período, em 2019, chegou a R$ 10.921.768,90.

“O setor de Turismo está mais de 90% parado e isso é preocupante, pois ainda não tem data para voltar. Turismo não é produto, não é varejo, é uma prestação de serviços. A gente entende que antes de julho e agosto não retorna nada, do ponto de vista expressivo e estamos nos organizando mesmo para 2021”, afirmou Fabrício Amaral.