INCÊNDIOS FLORESTAIS

Governo Federal reconhece situação de emergência em Goiânia por desastres naturais

25 cidades do Brasil tiveram parecer publicado nesse sentido no Diário Oficial da União

Governo Federal reconhece situação de emergência em Goiânia por desastres naturais (Foto: Reprodução)

A Defesa Civil Nacional reconheceu situação de emergência em 25 cidades brasileiras atingidas por desastres naturais. Destas, oito em Goiás, sendo uma delas Goiânia – todas por incêndios florestais. O parecer foi publicado em portaria no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (6).

O texto é assinado pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, e resolve: “Reconhecer, em decorrência de incêndio florestal (…) a situação de emergência nos municípios relacionados abaixo.”

As cidades citadas em Goiás são: Goiânia, Alto Paraíso do Goiás, Cavalcante, Guarani de Goiás, Mineiros, Pirenópolis, São Domingos e Teresina de Goiás. No Centro-Oeste somente outra cidade foi incluída: Jaciara, Mato Grosso. Como mencionado, todos elas registraram incêndios florestais, conforme reconhecido.

Com este parecer do governo federal, as cidades podem solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para atendimento à população afetada. Além disso, o auxílio serve para restabelecimento de serviços essenciais e a reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados pelo desastre.

O governo federal expõe que as solicitações são feitas pelo Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Se aprovado, o Diário Oficial publica a especificação do montante a ser liberado.

Goiânia sobre os desastres naturais

O Mais Goiás procurou a Defesa Civil do município para mais detalhes sobre as características da situação de emergência em Goiânia e o que a capital pretende solicitar. A assessoria da pasta informou que faria o levantamento e retornaria, em breve.

A matéria será atualizada, assim que houver o retorno.

Outros municípios em situação de emergência

Além dos oito municípios em Goiás e um do Mato Grosso (região Centro-Oeste) já citados, outros 16 em seis estados das regiões Nordeste e Sul do País também tiveram situação de emergência reconhecida por causa de desastres naturais.

No Nordeste – especificamente na Bahia -, Andaraí, Andorinha, Aracatu, Campo Alegre de Lourdes, Cordeiros, Igaporã, Jaguari e Riacho de Santana sofrem com a estiagem. Da mesma forma, Parazinho, no Rio Grande do Norte.

Ainda na Bahia, Chorrochó sofre com a seca (ausência de chuvas por um período ainda mais prolongado do que a estiagem). O mesmo problema afeta Quiterianópolis, no Ceará; e Luís Gomes, no Rio Grande do Norte.

Já no Sul do Brasil, a estiagem afetou Alvorada do Sul, no Paraná; e Dionísio Cerqueira, em Santa Catarina. No Rio Grande do Sul, Estrela registrou inundações; e São Pedro do Sul fortes vendavais.