INICIATIVAS PÚBLICA E PRIVADA

Governo recomenda home office para trabalhadores da área administrativa em Goiás

Pedido foi feito para evitar o contágio e/ou propagação do novo coronavírus

O Governo Estadual, por meio de nota técnica da Secretaria da Saúde (SES), recomendou que trabalhadores da área administrativa em Goiás realizem as atividades em casa para evitar o contágio e/ou propagação do novo coronavírus. Pasta pediu que organizações públicas e privadas avaliem, de forma imediata, a liberação dos funcionários. Sugestão é que teletrabalho seja aplicado desde que o atendimento ao cidadão seja resguardado.

Além de propor a avaliação da possibilidade de home office em todas as áreas com perfil administrativo, a nota divulgada neste domingo (15) orienta que as empresas e órgãos públicos compartilhem com todos os funcionários e servidores informações relacionadas à prevenção e tratamento da COVID-19.

Atualmente, Goiás possui quatro casos de coronavírus confirmados: três em Goiânia e um em Rio Verde. Até o último domingo (15), o número de casos suspeitos era de 85. Outros 49 já foram descartados. Não há confirmação de óbitos por coronavírus em Goiás.

O Mais Goiás entrou em contato com a Federação das Associações Comerciais, Industriais e Agropecuárias (Facieg); Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras em Goiás (OCB-GO); Associação Comercial, Industrial e de Serviços (Acieg) e aguarda retorno.

A reportagem também tentou falar com a direção da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio-GO), mas as ligações não foram atendidas. Em nota (leia íntegra abaixo) emitida na última sexta-feira (13), a Federação recomendou que as empresas reforcem os hábitos de higiene, assim como a disponibilização de álcool em gel e toalhas descartáveis nos estabelecimentos. “É importante que orientemos a realização do teste de verificação dos sintomas do coronavírus, parecidos com os da gripe – tosse, coriza e febre”, diz trecho.

Paralisação de escolas

Além de recomendar questões relacionadas ao trabalho, a nota técnica da SES determinou a suspensão de aulas em todos os níveis educacionais públicos e privados por 15 dias. Atendendo à determinação, as Prefeituras de Trindade e Senador Canedo iniciaram a paralisação nesta segunda-feira (16). Goiânia e Aparecida vão cumprir a medida a partir de terça (17), enquanto Anápolis irá parar as atividades na próxima quarta (18), período final para as redes de ensino suspenderem as aulas.