*Fabrício Moretti é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Thaís Lobo
Governo vai recorrer da decisão de depositar viagens do Passe Livre no primeiro dia útil
Em coletiva realizada no Palácio Pedro Ludovico Teixeira na tarde desta quarta-feira (16), o secretário…
Em coletiva realizada no Palácio Pedro Ludovico Teixeira na tarde desta quarta-feira (16), o secretário de Governo, Ernesto Roller, falou sobre o cadastramento e recadastramento do Passe Livre Estudantil (PLE), informando que o estado vai recorrer da decisão de depositar as passagens no primeiro dia útil de cada mês.
No dia 9 de janeiro, a Justiça determinou que o governo altere a data de crédito das carteirinhas, atualmente sendo creditada até o décimo dia útil de cada mês. A decisão tem caráter liminar e acompanhou Ação Civil Pública feita pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO) em dezembro de 2018. Nas palavras do secretário, permanece a data antiga.
“Essa liminar será objeto de recurso por parte do estado. Não é novidade a situação caótica financeira do governo, então por conta disso discutiremos essa questão para que seja definida uma data”, conclui Ernesto.
Alterações
Segundo Roller, o passe livre estudantil não sofrerá nenhuma mudança. “Aprimoraremos os mecanismos de controle de fiscalização da utilização, mas as regras são mantidas no que diz respeito ao cadastramento, sempre feito no mês de janeiro, para sua vigência a partir de fevereiro. As 48 viagens por mês permanecem”.
Questionado sobre o número de viagens necessário para os estudantes, o secretário diz que não existe previsão de acrescentar mais passagens. “Temos que olhar a capacidade financeira do estado de Goiás. Foi estabelecido esse número para atender o maior número de pessoas e eventuais extras não sera atendidos pelo programa”, esclareceu.
Sobre os critérios os quais podem resultar no cancelamento do benefício, Ernesto diz que os estudante passarão por uma “reavaliação” e será feito um levantamento e checagem de todas as inscrições. O objetivo é beneficiar somente aqueles que realmente precisem do programa.
Cadastro 2019
O cadastramento e o recadastramento do passe livre estudantil tem início na próxima sexta-feira (18). Os beneficiários terão até o dia 29 de março para efetuar, diretamente no site da Secretaria. Em caso de dúvidas, o Segov disponibiliza os telefones: 3201-5612, 3201-5632 e 3201-5639. O PLE é destinado a qualquer estudante desde o ensino fundamental até a pós-graduação.