INVESTIMENTO

Grande Goiânia: projeto de reestruturação do transporte coletivo terá R$ 1,6 bi do governo

Além disso, a previsão é de eletrificação de toda a frota do Eixo-Anhanguera ainda em 2024, reforma nos terminais

Eixo Anhanguera (Foto: Jucimar de Sousa - Mais Goiás)

O projeto de reestruturação do transporte coletivo da Grande Goiânia terá investimento de R$ 1,6 bilhão do governo estadual. Os recursos, anunciado pelo governador Ronaldo Caiado (UB) na segunda-feira (29), serão utilizados para substituição de 1,2 mil ônibus por veículos novos, todos com ar-condicionado.

Além disso, a previsão é de que toda a frota do Eixo-Anhanguera seja substituída por veículos elétricos ainda em 2024. A expectativa é de reforma nos terminais e estações do corredor e recuperação de 6.940 pontos de ônibus. Toda a reestruturação, segundo o governo do estado, será entregue em 2025.

De acordo com o governo, a substituição dos novos ônibus será gradual, sendo 400 veículos por ano, até completar 1,2 mil em março de 2026. A nova frota será composta por 1.020 ônibus de linhas estruturantes, 83 veículos elétricos do Eixo-Anhanguera e 67 do BRT Norte-Sul.

O projeto Nova Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC) será executado pelo Governo de Goiás em parceria com as prefeituras de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Trindade e Goianira.

“Gradualmente vocês notam os avanços. A passagem não aumentou, agora teremos novos ônibus e estamos recuperando os terminais”, destacou Caiado

Reestruturação do Eixo Anhanguera

O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, explicou que a reestruturação do Eixo Anhanguera deve ser totalmente concluída até o fim de 2025 e que o projeto já está em execução. “A reforma de uma das estações já começou, que é do Hemocentro, e a reforma do Terminal Novo Mundo começou hoje”, salientou Rocha Lima, que também é presidente da Câmara Deliberativa de Transportes Coletivo (CDTC).

A primeira etapa será entregue até julho deste ano, com 200 novos ônibus. Serão 6 ônibus do Eixo Anhanguera, 6 do BRT e 188 das linhas estruturantes, dos quais 122 são convencionais, 60 do modelo super padron a diesel e 6 padron elétricos. Os modelos a diesel estão dentro do sistema euro 6, norma da União Europeia que estabelece limites máximos de emissão de gases poluentes. Até o fim de 2024, um terço da recuperação dos pontos de ônibus será concluído, o que corresponde a 2.314 abrigos.

Transporte seguro

O Nova RMTC engloba investimentos em segurança, com a instalação de 6.560 câmeras de segurança, além da criação da Central de Segurança de Transporte. O projeto contempla ainda a integração entre o aplicativo Mulher Segura, da Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP), e o SiM RTMC.