Grávidas que receberam 1ª dose da AstraZeneca podem vacinar com Pfizer e Coronavac
Grávidas ou puérperas (até 45 dias pós-parto) que tomaram a 1ª dose da AstraZeneca recebem,…
Grávidas ou puérperas (até 45 dias pós-parto) que tomaram a 1ª dose da AstraZeneca recebem, a partir desta sexta-feira (16), o reforço da imunização. Desta vez, tais grupos receberão doses da Pfizer ou Coronavac. A vacinação destas mulheres com a AstraZeneca foi suspensa em Goiânia no dia 11 de maio, em razão de orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), após o caso de uma gestante que morreu depois de receber o mencionado imunizante no Rio de Janeiro.
A aplicação da Pfizer e Coronavac no lugar da AstraZeneca acontece após definição de nota informativa da Secretaria Estadual de Saúde (SES) de nº13/2021. Conforme o documento, “as gestantes e puérperas podem optar por tomar a segunda dose após o intervalo habitual preconizado (12 semanas), preferencialmente com a vacina da Pfizer e, nos locais onde não estiver disponível, com a Coronavac, mediante e obrigatoriamente apresentação de prescrição médica”.
Ainda na nota, a pasta estadual informa que tais mulheres, incluindo as sem fatores de risco adicionais, que já tenham recebido a primeira dose da Coronavac ou Pfizer deverão completar o esquema com a mesma vacina nos intervalos habituais.
As mulheres que tomaram a primeira dose da AstraZeneca ainda têm a opção de aguardar o término do período de gestação e puerpério para tomar a segunda dose do mesmo imunizante.
Onde vacinar
Para a imunização, o atendimento será a partir desta sexta (16), no Ciams Dr. Domingos Viggiano (antigo Ciams Jardim América), das 8h às 17h, sem agendamento. A grávida precisa levar a prescrição médica e um comprovante da gestação.
Vale lembrar que a população em geral a partir de 39 anos segue sem imunização hoje, em razão de falta de vacinas.
Após atraso, 133 mil doses de vacina contra Covid-19 chegaram a Goiás, na madrugada desta sexta-feira (16). São doses da AstraZeneca, que estavam previstas para chegarem na tarde de quinta (15).
Goiânia, que aguarda o recebimento do carregamento para seguir com o Plano de Vacinação, será uma das cidades goianas contempladas com a nova remessa. Com as doses, a capital deve dar prosseguimento no processo de imunização da população.