"ERRO"

Grupos que podem se vacinar relatam dificuldades para fazer agendamento em Goiânia

Atualmente, o município vacina pessoas de 44 sem comorbidades e membros de grupos prioritários

Foto: Prefeitura de Goiânia

Moradores de Goiânia que já entraram nos grupos elegíveis para se vacinar contra a Covid-19 relatam não estar conseguindo fazer o agendamento da imunização pelo aplicativo Prefeitura 24 horas. Atualmente, o município vacina pessoas de 44 sem comorbidades e membros de grupos prioritários, incluindo profissionais de comunicação e lactantes. Porém, muitos deles ainda não tiveram sucesso no agendamento, mesmo após dias de tentativa.

A imunização de profissionais de comunicação, por exemplo, teve início no dia 29 de junho e chegou a 2,1 mil nesse dia, continuando desde então. No entanto, ao Mais Goiás, o assessor de comunicação e designer gráfico Luiz Otávio, 35, que entra no grupo de profissional de comunicação, conta que tenta fazer seu agendamento desde a última quinta-feira (1), sem sucesso.

“Quando tenho resposta, aparece a mensagem ‘Todas as vagas já foram preenchidas’. Na maioria das vezes, nem chega a isso. No meio do cadastro, diz que houve um erro”, relata Luiz.

Membros dos grupos prioritários não são os únicos enfrentando problemas. Um leitor do Mais Goiás, de 48 anos e portador de diabetes, afirma que tenta fazer o agendamento há quase duas semanas. Todavia, a mensagem exibida no lugar de confirmação é sempre de “Vagas preenchidas”, segundo ele.

O que diz a SMS

Ao Mais Goiás, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia relacionou os problemas no agendamento com o rápido preenchimento das vagas disponíveis. Conforme a pasta, as agendas de terça-feira (6) foram quase todas preenchidas na sexta-feira (2). Hoje, com a chegada de mais doses foram abertas mais vagas somente pra completar a agenda, mas essas “acabaram rapidamente”.

“A agenda de quarta-feira será aberta a partir das 17h”, adiantou a SMS.

Sobre a mensagem de erro no app relatada por alguns, a Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia informou que isso também pode estar relacionado à escassez de vagas. Conforme a pasta, a pessoa desmarca o agendamento e o sistema libera a dose que ficou vaga, que logo é novamente preenchida.

“Quem está dentro daquele grupo, acessa o aplicativo primeiro e finaliza, fica com a vaga. O problema é que o app não escolhe pessoas, porque todas têm o direito. Muitas entram, tentam agendar, mas ela foi agendada por outra pessoa”, explica.