CONCURSOS

Guarda Civil deve abrir sequência de concursos na prefeitura de Goiânia

A Guarda Civil Metropolitana deve puxar a sequência de concursos públicos que serão abertos nos…

A Guarda Civil Metropolitana deve puxar a sequência de concursos públicos que serão abertos nos próximos meses pela prefeitura de Goiânia. Para que se defina a quantidade de vagas disponíveis em cada órgão, a administração realiza um estudo que ficará pronto em breve.

De acordo com os editais publicados no site da prefeitura, ainda não houve realização de processo seletivo via concurso público para atender o município neste ano.

Os novos editais devem ser publicados para as áreas da Saúde, Educação, Assistência Social e Segurança Pública. Porém, ainda não há datas e quantidade de vagas confirmadas.

Cabe ressaltar que a realização dos concursos vai depender do tamanho de déficit de servidores de cada área, o que será mensurado pelo estudo.

Só na Educação, estima-se que o déficit seja de 6,7 mil profissionais. O cálculo é do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Goiás (Sintego). Foram 3,5 mil aposentadorias e 3,2 mil óbitos. “Esse déficit na rede vem sendo suprido apenas com contratos temporários, inclusive esse último que a Secretaria chamou. O que motivou o Sintego a entrar com uma representação no Ministério Publico, que já fez os posicionamentos em uma Ação Civil Pública que cobra do estado a realização por parte do estado de concurso público”, afirma Bia de Lima presidente do Sintego.

Governo de Goiás também tem previsão de concursos públicos

O Estado de Goiás confirmou que deve realizar pelo menos oito concursos públicos em 2022, com 2031 vagas. A maior parte das vagas se concentra na Segurança Pública, onde estarão disponíveis 1.565 oportunidades.

Além disso, ainda estão previstas seleções para Secretaria de Estado de Administração (Sead), Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Universidade Estadual de Goiás (UEG) e Agência Goiânia de Infraestrutura e Transportes (Goinfra).

Os recursos para a contratação estão previstos na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2022, já encaminhada pelo governador Ronaldo Caiado à Assembleia Legislativa.