Crime Ambiental

Guarda Civil flagra corte de árvores protegidas por lei no Residencial JK1

Após denúncia anônima, os agentes encontraram uma árvore, protegida por lei, que foi derrubada momentos antes de chegarem ao local

A Guarda Civil Metropolitana (GCM) flagrou um crime ambiental no Residencial JK1, em Goiânia, na tarde desta quarta-feira (4). Os agentes encontraram uma árvore, protegida por lei, que foi derrubada momentos antes de chegarem ao local.

O GCM Ilgon Pires, coordenador de guarda ambiental, classificou como gravíssima a situação encontrada. “Nós recebemos a denúncia e fomos verificar. Chegando lá, vimos um angico bem antigo, grosso, já caído no chão, e uma outra árvore ainda mais antiga, que eles estavam cortando, mas ainda não tinha sido derrubada”, contou. Segundo ele, o espécime derrubado ficava em uma calçada, enquanto o outro está no lote de uma residência.

Conforme o coordenador, assim que a viatura da GCM se aproximou alguns indivíduos fugiram do local. No entanto, o homem que estava manejando a motosserra permaneceu. No momento da abordagem ele estava reabastecendo o instrumento de corte.

Após o flagrante, a GCM acionou os agentes da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma). A dona da residência onde a árvore estava sendo podada foi autuada, assim como o homem que estava realizando os cortes. A motosserra também foi apreendida.

Quando a GCM chegou, homem tentava cortar outra árvore da mesma espécie (Foto GCM)