PERIGO

Guarda Civil inicia campanha contra uso de cerol em Aparecida

Lei Municipal nº 3.393/2017 proíbe comercialização e utilização de “linha cortante, cerol ou vidro moído”

Linhas com cerol apreendidas em Aparecida (Foto: Claudivino Antunes - Prefeitura / Divulgação)

A Guarda Civil de Aparecida de Goiânia inicia campanha e fiscalização contra o uso de cerol na cidade. O objetivo é o de coibir a comercialização e o uso de linhas cortantes na brincadeira de empinar pipa no município. No ano passado, os guardas apreenderam mais de 1.100 carretéis de linhas com cerol, assim como as linhas chilena e Indonésia, consideradas como “lâminas” nas competições de pipeiros.

A Lei Municipal nº 3.393/2017 proíbe a comercialização e utilização de “linha cortante, cerol ou vidro moído” na modalidade recreativa de empinar pipa e similares. O comerciante que vender esse tipo de material terá o material apreendido e será encaminhado à autoridade policial. Além disso, será aplicada multa no valor de R$ 3 mil ao autor da infração.

Neste ano, os guardas civis percorrerão todos os bairros da cidade para alertar crianças e adolescentes sobre o uso ilegal e perigoso de linhas cortantes. A população também pode ajudar na fiscalização e registrar denúncia anônima por meio do telefone 153 ou enviar mensagem de texto para o WhatsApp 3545-5992.

“Realizamos essa campanha todos os anos no sentido de alertar a nossa população e coibir essa prática criminosa. Não é brincadeira empinar pipa com linhas perigosas e que oferecem risco à vida das pessoas. Por isso, nossas equipes da Guarda Civil estão nas ruas autuando na conscientização de pipeiros e apreendendo esse tipo de material, que é ilegal e altamente perigoso”, afirmou o secretário de Segurança Pública de Aparecida, Roberto Cândido.