Cinquenta profissionais da Guarda Civil Metropolitana (GCM) ampliaram seus conhecimentos, participando de curso de armamento e tiro realizado pela Prefeitura de Goiânia. Com o curso, o grupo foi habilitado para a utilização de armamentos e equipamentos fornecidos recentemente pela gestão municipal.
Segundo a prefeitura, o curso teve como objetivo ampliar o conhecimento jurídico desses trabalhadores em segurança para a utilização de arma de fogo, bem como desenvolver habilidades técnicas e atitudes suficientes para o cumprimento de seus deveres, levando em consideração a sociedade, os encarregados da aplicação da lei e o infrator.
As aulas foram ministradas por instrutores da própria GCM, por meio da Gerência de Pesquisas, Estudos, Ensino e Capacitação (GPEEC) e dentro dos padrões exigidos. Segundo o gerente de ensino da GCM, Ébio Borges, nessa primeira turma, todos os cinquenta participantes foram aprovados.
Responsabilidade
Durante a formação também foi feita discussão e análise sobre o uso legal e diferenciado da força e da arma de fogo, pelos guardas civis metropolitanos, com o amparo de sua responsabilidade ética e legal para com a comunidade, elencando mecanismos disponíveis para a proteção de sua integridade física, psíquica e a de terceiros.
O curso, que teve 160 horas de duração, teve várias aulas práticas, como a manutenção de primeiro escalão em revólver e pistola, a desmontagem e montagem de revólver e pistola, a solução de panes no armamento, o controle de cano, a progressão e regressão com o armamento, além da prática de tiro.