Guarda Civil Metropolitana recebe autorização para autuar motoristas em Goiânia
Um acordo firmado entre o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) e a Guarda…
Um acordo firmado entre o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) e a Guarda Civil Metropolitana (GCM) autoriza guardas civis a notificar motoristas e fiscalizar o trânsito, em Goiânia. Para desenvolver essa função, os guardam devem passar por um curso e capacitação específica que será disponibilizado pela Gerência de Capacitação do Detran.
Gurdas poderam aplicar multas entre outras atividades
O convênio, firmado na terça-feira (15), tem o objetivo de estabelecer a cooperação dos guardas na execução de procedimentos relacionados à aplicação do Código Brasileiro de Trânsito (CTB). Entre as atribuições está a competência de orientar motoristas, fiscalizar, aplicar multas e controlar o trânsito de veículos e transportes sob orientação dos órgãos responsáveis pelo trânsito no município.
Para isso, dados cadastrais de veículos e motoristas para fins de notificação e autuação ficaram disponível para consulta. Os guardas também terão acesso a notificação de penalidades, arrecadação de multas, pagamento ou cancelamento por recurso, atos de bloqueio e desbloqueio da transferência e do licenciamento dos veículos e a comunicação e recebimento das informações de pontuação.
Quanto à capacitação, o Comandante Wellington Paranhos pontua que “inicialmente, será encaminhado um grupo para a primeira formação, mas o intuito é que todos os guardas participem”.
.
Leia também no Mais Goiás
Gerente de farmácia é extorquido por telefone sob ameaça de assalto, em Rio Verde (GO)
Vândalos deixam sala de aula coberta de tinta em escola pública de Goiânia: vídeo
Oficiais de Justiça notificam guardas civis em Aparecida, mas acampamento é mantido
*Jeice Oliveira compõe programa de estágio do Mais Goiás sob supervisão de Alexandre Bittencourt