Guarda municipal filmado agredindo rapaz é afastado das ruas
Ele presta serviços administrativos até que o caso seja totalmente apurado. Agente também terá que passar por avaliação psicológica
O guarda municipal que foi filmado agredindo um rapaz na região da Rua 44, no Centro de Goiânia, foi afastado das ruas no último domingo (9). O agente aparece empurrando o rosto dele que estava na frente de uma loja, depois esguicha spray de pimenta.
O agente da Guarda Civil Metropolitana (GCM) foi afastado das ruas, mas faz serviços administrativos. Segundo o gerente de articulação da corporação, José Pires, trata-se de um procedimento padrão, o qual deve ser mantido até que a corregedoria apure as circunstâncias.
Caso seja comprovado que houve excesso na atuação do agente, ele pode sofrer punição, inclusive com exoneração do serviço público. José Pires salienta que, mesmo que ele não seja considerado culpado, deve passar pela junta de psicólogos para avaliação.
No registro, aparecem, além do agente que agrediu o rapaz, outros três guardas municipais. Após empurrar a cabeça do rapaz, que não oferecia resistência, outros homens saem da loja em defesa dele. Os guardas municipais tentam conter os homens. Um dele chega a pegar uma pistola no coldre.
Com os homens já contidos, o guarda ainda esguicha spray de pimenta contra eles, o que desencadeia uma discussão.
A agressão teve início após os guardas recolherem bebidas alcoólicas que estavam sendo vendidas de forma irregular. De acordo com a versão da corporação, o rapaz que foi agredido gritou: “garantiram a bebida do fim de semana, hein”. O que teria motivado a agressão por parte do guarda.
Veja o vídeo: