meio ambiente

Guia de pesca filma onça pintada às margens do Rio Araguaia, em Nova Crixás

Pescador disse que ficou cerca de dez metros do animal silvestre, que era macho

O guia de pesca Gilmar Nunes da Silva, de 33 anos, filmou uma onça pintada às margens do Rio Araguaia, em Nova Crixás, na região noroeste de Goiás. De acordo com o pescador, é a quinta vez que ele encontra o animal silvestre no local. O encontro inesperado aconteceu no último domingo (21).

Apesar do animal ser um superpredador, Gilmar disse que o mamífero não demonstrou que o atacaria. “Ela ficou muito tranquila, eu nunca tinha visto uma onça com tanta tranquilidade ao ver um ser humano. Na hora que eu voltei ela estava lá na beira do barranco, no habitat dela, sem importar conosco”.

Gilmar contou que tem o costume de pescar todos os dias na região e que ficou a uma distância segura de dez metros da onça pintada, que era macho. O guia de pesca é conhecido por ter capturado uma piraíba de quase dois metros de comprimento, que foi devolvida para água doce logo em seguida.

ORIENTAÇÕES

Mesmo que uma onça demonstre ou não qualquer reação de ataque, é preciso tomar cuidado, uma vez que o maior predador do animal é o ser humano. Dessa forma, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) divulgou algumas orientações que o cidadão deve fazer ao avistar uma onça.

  • Mantenha a calma e dê espaço para o animal escapar. Se ela não correr, não se aproxime e não dê as costas ao animal. Nunca corra de uma onça, pois isso pode estimular seu instinto natural de caça;
  • Sem tirar os olhos da onça, fale alto (não gritando) e firme. Faça o que puder para parecer grande. Levante os braços ou abra seu casaco, porém sem movimentos bruscos. Caminhe para trás lentamente, até chegar a uma certa distância que você possa seguir seu caminho. A onça provavelmente fará o mesmo.
  • Se estiver acompanhado de criança, pegue-a no colo para evitar que a mesma saia correndo, ou coloque-a atrás de você.