Política

Gustavo Mendanha sinaliza reaproximação com Vanderlan em viagem à Brasília

Prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, esteve em Brasília na última quarta-feira (16) e…

Prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, esteve em Brasília na última quarta-feira (16) e visitou o gabinete do senador Vandelan Cardoso (PSD), no Congresso Federal. Os dois já foram adversários políticos durante a candidatura de Vanderlan à prefeitura de Goiânia e  chegaram a trocar farpas. A visita rápida de Gustavo ao gabinete do senador aponta para uma reaproximação entre ambos. Em 2020, Vanderlan elogiou o prefeito de Aparecida após o anúncio do gestor em lançar crédito para micro e pequenas empresas.

Segundo assessoria do prefeito, o teor da reunião com o senador foi a abertura de diálogo com Vanderlan Cardosos a respeito da aprovação do financiamento junto ao Novo Banco de Desenvolvimento, que foi aprovado pela Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex) do Ministério da Economia e deve vai passar por votação no Senado Federal. Após cumprir agenda em Brasília, o prefeito foi ao município de Formosa para encontrar políticos e líderes religiosos locais.

Laços Políticos

No início deste mês, o senador Vanderlan Cardoso  transpareceu que deve apoiar a reeleição do governador Ronaldo Caiado (DEM) nas eleições de 2022. O senador compareceu em evento, em Senador Canedo, ao lado do prefeito Fernando Pellozo e do próprio governador de Goiás. A visita ao senador não foi divulgada nas redes do prefeito. No entanto, Gustavo Mendanha divulgou a ida agenda em Brasília na última quarta-feira (16) e disse que aproveitou a ida à Capital Federal para passar no município de Formosa e encontrar um líder religioso local da Igreja Católica.

Gustavo tem feito visitas à políticos nesta semana que podem ser vistas como movimentações políticas para as Eleições de 2022 e ampliação de sua esfera de influência além de Aparecida de Goiânia. Na última terça-feira (15), o prefeito visitou a Câmara Municipal de Goiânia e falou ao plenário da casa. O prefeito de Aparecida também tem encontrado prefeitos dos municípios goianos. Gustavo é um ferrenho defensor de candidatura própria do seu partido nas próximas eleições. No entanto, há indícios de que o MDB possa se aliar ao DEM para apoiar a reeleição do governador Ronaldo Caiado.

Eleições MDB

Presidente do MDB Goiás, Daniel Vilela afirmou esta semana que é cedo para falar em candidatura própria do partido ao governo ou em qualquer tipo de aliança para 2022. Daniel deve ser reeleito para a presidência do partido nas eleições internas do MDB que ocorrem nesta sexta-feira (18). O presidente do MDB Goiás concorre em chapa única após indeferimento da chapa do deputado estadual Paulo Cezar Martins que também defende candidatura própria do partido às próximas eleições.

Outras siglas

O mistério sobre uma possível aliança entre o MDB e o governador Ronaldo Caiado (DEM) para as próximas eleições tem aberto espaços para que outras legendas intentem uma filiação de Gustavo Mendanha para concorrer ao cargo de governador de Goiás. Integrantes da cúpula do PSDB já sinalizaram que estão de portas abertas para receber o atual prefeito de Aparecida de Goiânia, caso suas expectativas de candidatura própria do MDB forem frustradas. O atual prefeito de Aparecida descartou apoio à Ronaldo Caiado (DEM), caso o MDB firme uma aliança com o atual governador do estado.

O presidente do PSD, em Goiás, Vilmar Rocha, já deu declarações que podem ser vistas como uma preferência por candidatura da oposição encabeçada por Daniel Vilela. Vilmar justifica que Gustavo é pouco conhecido em Goiás e teve sua grande aprovação em Aparecida de Goiânia pelo fato de não ter tido oposição nas eleições municipais.