Goiás

HDT comemora 41 anos nesta quarta-feira (10)

O Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT/HAA) comemora os 41 anos da…

O Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT/HAA) comemora os 41 anos da unidade de saúde nesta quarta-feira (10). De acordo com o Diretor de Ensino e Pesquisa do HDT, Dr. João Alves, o hospital é especializado no atendimento de doenças infecciosas e dermatológicas, além do atendimento de agravos emergentes, como H1N1, Cólera e Zika Vírus.

O HDT nasceu da necessidade de atender pacientes portadores de doenças infecciosas e dermatológicas após uma grande epidemia de doenças meningocócicas em Goiás. De 1971 a 1976, essa epidemia provocou uma sobrecarga na demanda dos antigos hospitais Osvaldo Cruz e Pênfigo, que não possuíam estruturas para atender toda a população. Da junção desses dois hospitais foi fundado o Hospital de Doenças Tropicais, no dia 10 de janeiro de 1977.

“Hoje o hospital é o único da rede estadual especializado nessas doenças e cumpre um grande papel não só em assistência, mas em ensino e pesquisa no Estado de Goiás”, afirmou o João. Segundo ele, o HDT possui parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e recebe estudantes para treinamento nas áreas de Medicina, Psicologia, Enfermagem e Fisioterapia.

O Diretor de Ensino e Pesquisa contou ainda que o hospital possui seus próprios cursos de Residência Médica e Residência Multiprofissional, todos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). “Além disso, temos várias pesquisas conduzidas pelo próprio hospital”, disse.

Investimento

Segundo João, o grande investimento destes últimos anos no HDT foi na melhoria do laboratório, o que possibilitou uma capacidade maior de realizar diagnósticos. “Do ponto de vista tecnológico, a aquisição do tomógrafo foi essencial. Antes nós precisávamos mandar fazer as tomografias em outro lugar, agora nós mesmos podemos fazer”, explicou.

Ainda de acordo com o diretor, o Hospital de Doenças Tropicais está passando por uma ampliação, com a criação de enfermarias e de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). “A promessa do Governo de Goiás é de que os novos leitos de internação sejam inaugurados ainda esse semestre”, disse João.

Comemoração

Para marcar a data, três representantes religiosos, sendo um espírita, um protestante e um católico, celebraram um culto ecumênico no auditório do hospital, na manhã desta quarta-feira. Ao final, os colaboradores e convidados participaram de uma confraternização com um bolo de aniversário.

Representantes religiosos durante culto ecumênico realizado na manhã de hoje (10) no auditório do HDT. (Foto: HDT)

*Juliana França é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Thaís Lobo