ANEMIA

Heloá, siamesa separada em hospital de Goiânia, enfrenta anemia com transfusão de sangue

Embora tenha apresentado anemia, Heloá teve evolução clínica favorável, sem necessidade de antibióticos, em ar ambiente e com dieta oral com boa aceitação

A siamesa Heloá, separada por cirurgia da irmã Valentina, precisou fazer uma transfusão de sangue após um quadro de anemia. A informação é de um boletim divulgado na manhã desta terça-feira (31) pelo Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), onde elas estão internadas. Valentina e Heloá Prado passaram por cirurgia em 11 de janeiro de 2023. O cirurgião pediátrico Zacharias Calil fez o procedimento, junto com 50 profissionais. As meninas estavam unidas por parte do tórax, abdômen, bacia, fígado, genitálias, intestinos delgado e grosso.

De acordo com o hospital, as meninas de 3 anos seguem internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Embora tenha apresentado anemia, Heloá teve evolução clínica favorável, sem necessidade de antibióticos, em ar ambiente e com dieta oral com boa aceitação.

Enquanto isso, Valentina continua em estado grave devido ao quadro neurológico de eplepsia e segue ajuste das medicações. A menina tem alteração do quadro abdominal, em dieta zero e voltou a se alimentar por nutrição parenteral (pela veia).

As irmãs são naturais de Guararema, cidade do interior de São Paulo e estão em tratamento em Goiânia há cerca de dois anos. Após o início do acompanhamento médico, os pais das crianças decidiram se mudar para Morrinhos, no interior de Goiás.