Hemocentro promove eventos em apoio ao Dia Mundial do Doador de Sangue
Nesta quarta (14), a partir das 9h, a unidade fará um café-da-manhã especial com a presença da Banda do Corpo de Bombeiros e doadores especiais que serão homenageados
Com programação especial, o Hemocentro de Goiás promove até o fim de junho uma série de eventos em apoio ao Dia mundial do Doador de Sangue. Nesta quarta (14), a partir das 9h, a unidade fará um café-da-manhã especial com a presença da Banda do Corpo de Bombeiros e doadores especiais que serão homenageados pela assiduidade e comprometimento com ato solidário de doar sangue.
“Precisamos do maior quantitativo possível de bolsas e chamamos toda a sociedade a doar sangue neste mês que antecede o das férias, quando a demanda por bolsas aumenta”, diz o diretor Geral do Hemocentro Mauro Silva. Ele lembra que uma única bolsa é capaz de salvar quatro vidas.
Na ocasião, serão distribuídos diversos brindes com a participação de jogadores de futebol dos times goianos. “Temos essa parceria com as torcidas e com os jogadores que sempre nos prestigiam quanto o assunto é doar sangue”, diz o diretor administrativo do Hemocentro, Arione de Paula, ao relembrar que diversas campanhas em parceria com os times goianos trouxeram ao Hemocentro muitos torcedores e um saldo positivo de bolsas para o estoque.
Doação
Para ser um doador é necessário estar em boas condições de saúde e pesar no mínimo 50 quilos. Os candidatos devem ter de 18 anos a 69 anos e portar documento de identificação com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional. Doadores com idade de 16 e 17 anos devem estar acompanhados do responsável legal ou apresentar o Termo de Consentimento Para Menores de 18 anos. Para quem já é doador frequente recomenda-se um intervalo de 90 dias para mulheres e 60 dias para homens. Mulheres grávidas ou em período amamentação não podem doar sangue.
Um dia antes da doação é necessário dormir pelo menos 6 horas, não fumar qualquer tipo de substância química duas horas antes da doação, e não ingerir alimentos gordurosos e/ou bebidas alcoólicas. É importante ressaltar que o doador deve estar bem alimentado no dia da coleta do sangue. Aos doadores, o Hemocentro emitirá um atestado comprovando a doação, o que garante o direito a um dia de folga a cada 12 meses trabalhados, de acordo com os termos previstos no Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943 (Consolidação das Leis do Trabalho).
Quem puder doar sangue deve dirigir-se ao Hemocentro de Goiás situado à Av. Anhanguera nº 5.195, Setor Campinas – Goiânia – Goiás. As doações podem ser feitas 7h às 18h.