HGG oferece exame gratuito de pulmão nesta quinta-feira
A ação faz parte do projeto Saúde na Praça que ocorre quatro vezes por mês.
A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é uma condição do sistema respiratório caracterizada por uma diminuição progressiva da capacidade de respirar. É causada, principalmente, pelo cigarro, que está presente em 85% dos casos da doença.
No Dia Mundial da DPOC, 21 de novembro, o Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG), em Goiânia, oferece a espirometria, exame utilizado para medir a quantidade e o fluxo de ar que entra e sai dos pulmões e que será utilizado na triagem de fumantes que passarem pelo local.
A ação começou às 7h da manhã e irá até às 12 horas, na Praça Abrão Rassi, em frente à unidade de saúde. Pacientes fumantes e com fatores de risco para desenvolvimento da doença passarão por uma triagem com o Serviço de Pneumologia da unidade da Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO) e receberão orientações.
Serão oferecidos também testes de glicemia e aferição de pressão, além de orientações com equipe multidisciplinar incluindo fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos e psicólogos.
A ação faz parte do projeto Saúde na Praça que ocorre quatro vezes por mês.
Saiba mais sobre a doença
A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, ou DPOC, é o impedimento da passagem do ar pelos pulmões provocada geralmente pela fumaça do cigarro ou de outros compostos nocivos.
O quadro é perigoso, porque, além do potencial para interromper a respiração de vez, diminui a circulação de oxigênio no sangue e dispara substâncias inflamatórias pelo corpo todo. O risco de infarto e AVC dobra.
Os portadores podem ainda sofrer com fraqueza muscular, raciocínio prejudicado e mais sujeitos à depressão. Entre os sinais e sintomas estão tosse, pigarro, falta de ar, fadiga e catarro em excesso.
Os fatores de risco são tabagismo, histórico familiar e inalação constante de gases, como fumaça de lenha e produtos tóxicos.