Câncer

HGG realiza mutirão de prevenção e diagnóstico de câncer colorretal

A Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva Sobed), em parceria com o serviço de Gastroenterologia do…

A Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva Sobed), em parceria com o serviço de Gastroenterologia do Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG), realiza um mutirão para alertar a comunidade goiana sobre a importância da prevenção do câncer colorretal, por meio de duas ações – orientações sobre a prevenção da doença, que será o tema do projeto Saúde na Praça, e a realização de exames diagnósticos de colonoscopia.

O evento acontecerá no dia 26 de julho, sexta-feira, em dois momentos: o Saúde na Praça, das 7 às 12h, na Praça Abrão Rassi (em frente ao HGG) e os exames, das 7 às 19h, no HGG. Além das orientações de prevenção realizadas pela equipe médica de gastroenterologia com folder, vídeo e uma maquete gigante do intestino; o projeto terá aferição de pressão arterial, teste rápido de glicemia e informações prestadas pela equipe multidisciplinar composta de nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e psicólogos.

A médica endoscopista Daniela Medeiros Milhomem Cardoso, presidente da Sobed em Goiás e coordenadora do mutirão em Goiânia, explica que o hospital referência para esta ação local é o HGG, onde serão realizados 25 exames no dia 26, e 15 no dia 7 de agosto, totalizando 40 pacientes.

“Para comemorar o dia do Endoscopista, estamos promovendo este mutirão nas cinco regiões do país, fazendo exames de colonoscopia nos pacientes do SUS, como uma forma de chamar a atenção da população, dos gestores públicos e da comunidade de saúde em geral para a importância da prevenção do câncer colorretal, que tem uma incidência bastante elevada”. Segundo ela essa incidência tem aumentado muito nos últimos anos e possui índice de mortalidade alto no Brasil, mas é completamente prevenível com este exame.

A ação social foi planejada pela Sobed nacional para 13 capitais brasileiras na semana que comemora o Dia do Endoscopista, celebrado em 25 de julho, com o intuito de mobilizar a população para a criação do Programa Nacional Organizado para o Rastreamento e Prevenção do Câncer de Colorretal, além de fomentar a geração de conhecimento sobre a prevenção da doença.