Saúde

HGG realiza transplante de rins em jovem de 16 anos

Oito médicos participam da equipe de transplantes (urologia, nefrologia e anestesiologia).


//

O Hospital Geral de Goiânia (HGG) realiza nesta quarta-feira (12/11) transplante de rins no paciente Edgar Hugo Soares, de 16 anos. O adolescente, de Aparecida de Goiânia, receberá o órgão de um doador que teve morte encefálica. 

Oito médicos participam da equipe de transplantes (urologia, nefrologia e anestesiologia). Nesta terça-feira, quando a Central de Transplantes comunicou sobre o surgimento do potencial doador, o HGG, hospital habilitado pelo Ministério da Saúde para este tipo de procedimento, se preparou para a realização do transplante.

A mãe do paciente, Maurisete Soares de Oliveira, ficou surpresa com a notícia dada pelo médico do filho. “Fiquei muito feliz com essa chance que Deus nos deu”, disse. Segundo ela,o problema renal do adolescente foi descoberto após uma consulta com o neurologista. “Ele tem muitos problemas de insônia e com os exames, descobrimos a insuficiência dos rins”, contou.

Edgar faz acompanhamento há três anos com os nefrologistas do HGG. Depois de tentar tratamentos somente com remédios, o paciente não teve como fugir da hemodiálise e há um mês precisa fazer então a filtragem do sangue por meio das máquinas na Clínica São Bernardo. “O médico já havia avisado que as alternativas eram transplante ou hemodiálise”, contou a mãe.