HMI realiza capacitação para testes rápidos de aids e sífilis
Nesta quarta (21/01), o curso começa a partir das 13h30 e vai até as 17 horas.
O Hospital Materno Infantil realiza nesta quarta-feira (21/01) e quinta (22/01) uma capacitação voltada para os enfermeiros do HMI, sobre a realização de testes rápidos de HIV/Aids e sífilis nas gestantes que fazem o pré-natal e também nas mães que procuram por atendimento no hospital.
Organizada pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (NVEH) em parceria com a Secretaria da Saúde de Goiás, a programação se divide entre aulas teóricas e práticas, que serão realizadas no auditório da unidade. Nesta quarta (21/01), o curso começa a partir das 13h30 e vai até as 17 horas. No dia 22, quinta-feira, a capacitação se inicia às 8 e termina às 17 horas.
Para a coordenadora do NVEH, Roberta Mayara Alves, o HMI está apto a fazer esses testes, visto que a unidade faz parte da Rede Cegonha, um programa do Ministério da Saúde que defende a ampliação do acesso aos exames por parte da população, uma vez que eles são realizados apenas em unidades básicas de saúde.
“Nosso objetivo é fazer com que o teste rápido seja obrigatório no primeiro atendimento à gestante, sendo que em apenas 30 minutos já se tem o diagnóstico para as duas doenças. Quanto mais cedo a descoberta, mais cedo o tratamento poderá ser feito e as chances da mãe infectar a criança reduzem para menos de 1%”, enfatiza.