FAMÍLIA

Hoje com 105 anos, idosa criou 11 filhos pescando peixes em rio de Pirenópolis

Mãe de 11 filhos, Rosalina Rosa de Jesus já morou no palácio em Pirenópolis e preicosu pescar no Rio das Almas para alimentar os filhos

Hoje com 105 anos, idosa de Pirenópolis criou 11 filhos com peixes pescados no rio das Almas (Foto: Arquivo Pessoal/ Maria Margareth )

Rosalina Rosa de Jesus, uma idosa de 105 anos, vive hoje com o filho caçula e é cercada pelo amor dos familiares composto por dez filhos e muitos netos. No início da jornada da família em Goiás, a mulher alimentava os 11 filhos com peixes pescados no Rio das Almas, em Pirenópolis, em um período em que a alimentação para eles era escassa.

A idosa nasceu em Minas Gerais e se mudou para o Estado goiano em busca de uma vida melhor, acompanhada pelo marido, que veio da Itália em um navio. Apesar das dificuldades enfrentadas ao longo dos anos, ela sempre teve o apoio do marido e dos filhos.

Após a perda do companheiro e de um dos filhos, os familiares se revezam para garantir todo o cuidado necessário e ajudar a matriarca a enfrentar lapsos de memória que apagam trechos de sua história.

Rosalina em uma das últimas participações na igreja ao lado dos filhos (Foto: Arquivo Pessoal / Maria Margareth)

“Um dia desses, ela não queria dormir porque queria ir para um rancho de palha, onde viveu anos atrás. Meu tio chegou da igreja e disse que levaria ela para o racho. Aí ela pegou as coisas dela, colocou tudo dentro do carro, meu tio deu a volta no quarteirão e voltou para casa. Ela entrou na casa quietinha e foi dormir, acreditando que estava no rancho”, conta a neta, Maria Margareth Borges.

Legado para os filhos

Maria Margareth relata que o legado da matriarca já alcançou a quarta geração e ela se orgulha, especialmente, do filho caçula, que é diácono na igreja e se responsabiliza por levar a Eucaristia para ela em casa, já que não consegue mais frequentar os cultos.

“Ela fica doente quando ele fala que precisa viajar a trabalho na igreja. Às vezes, ele tem que fazer alguma viagem e ela diz que está mal só para ele não ir”, conta Margareth.

A família faz questão de celebrar juntos cada aniversário, já que esse evento é o preferido da matriarca. Principalmente se for uma festa surpresa, mesmo que ela já saiba que será realizado.

Rosalina Rosa de Jesus em seu aniversário de 100 anos (Foto: Arquivo Pessoal/ Maria Margareth )

Para Maria Margareth, a longevidade e as memórias ricas da avó são inspirações para ela e para as gerações da família.