VÍDEO

Homem ameaça matar ex-companheira e filhos com facão, em Trindade (GO)

Homem também colocou fogo na cama e em parte da casa, mas ninguém se feriu

Suspeito é detido após ameaçar ex-companheira e filhos com facão em Trindade

A Polícia Militar (PM) prendeu, na noite desta quarta-feira (13), um homem suspeito de ameaçar matar a ex-companheira, o enteado e o próprio filho com um facão, na cidade de Trindade, na região metropolitana de Goiânia. Segundo os militares, o sujeito estava bêbado e não aceitava o fim do relacionamento.

De acordo com o boletim de ocorrência, o caso aconteceu em uma casa no Setor Maria Monteiro. A mulher conseguiu acionar a PM e disse em ligação que “o ex-companheiro transtornado mantinha sua família sob ameaça com um facão”.

Segundo a vítima, o homem estava embriagado e bastante agressivo, dizendo que atearia fogo na casa com ela, o enteado e o próprio filho, que são adolescentes, lá dentro.

Ao chegar na local, os policiais entraram na residência e começaram a procurar pelo homem. Ele notou a presença dos militares e se escondeu no quintal, empunhando o facão nas mãos. Ao Mais Goiás, a PM informou que o suspeito colocou fogo na cama e em parte da casa, mas ninguém se feriu. “Sem ferimentos. Só danos patrimoniais”.

Além de ameaçar ex-companheira e filhos, suspeito também ameaçou policiais

Em um vídeo feito por vizinhos, o homem aparece resistindo a ação dos policiais. “Se vocês quiserem me matar, podem me matar”, diz ele com a voz embargada. Testemunhas relatam ainda que ele disse aos PMs que não iria se entregar e que se a polícia chegasse perto dele ele iria cortar a cabeça. (Veja abaixo).

 

Após minutos de conversa, os policiais convenceram o homem a se render. Após esses fatos, autor e envolvidos foram encaminhados para Central de Flagrantes de Trindade.

De acordo com a Polícia Civil, a mulher confirmou ter sido vítima das ameaças, mas decidiu não representar a denúncia contra o suspeito na delegacia. Sendo assim, o boletim de ocorrência foi lavrado, mas o caso não será investigado.

A delegada da Delegacia da Mulher de Trindade, Cássia Borges, reforça que a maioria das vezes as mulheres vivem em um contexto de ciclo de violência. E isso dificulta que elas se libertem dos agressores ou os denunciem, pois dependem dos homens de forma emocional, financeira ou familiar. Além disso, muitas delas temem que as denúncias provoquem ainda mais a ira dos homens, que podem voltar a pesergui-las e ainda matá-las.

O suspeito possui antecedentes criminais por crimes de ameaça.

Não é incomum

Casos como esse são frequentemente registrados em Goiás. De janeiro à março de 2022, o estado já teve 16 casos de feminicídio, 67 estupros, 3.841 ameaças, além de 2.624 casos de mulheres agredidas e 2.684 que foram caluniadas, difamadas e injuriadas.

Entre 2020 e 2021 casos de feminicídio aumentaram 23% em Goiás. No ano passado, 54 mulheres foram assassinadas; enquanto em 2020 esse número foi de 44 vítimas.

Ajude a denunciar esses crimes. O Ligue 180 escuta e acolhe mulheres em situação de violência. O serviço registra e encaminha denúncias aos órgãos competentes, bem como reclamações, sugestões ou elogios sobre o funcionamento dos serviços de atendimento.