ÓBITO

Homem com suspeita de ‘fungo preto’ e covid-19 morre em hospital de Goiânia

Vítima era um dos dois casos suspeitos de mucormicose que estavam sob investigação pela Secretaria de Saúde

Foto: Jucimar de Sousa/Mais Goiás

Um homem de 31 anos que estava internado no Hospital das Clínicas (HC), em Goiânia, com suspeita de Covid-19 e mucormicose, o “fungo preto”, morreu no último sábado (12). O homem era um dos dois casos suspeitos de mucormicose que estavam sob investigação pela Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO).

De acordo com o HC, o indivíduo chegou ao hospital com todos sintomas de Covid-19. Durante a internação, ele também desenvolveu sintomas como necrose na região da face – característica do “fungo preto”, doença causada pela exposição ao fungo mucoso, normalmente encontrado no solo, plantas, esterco, frutas e vegetais em decomposição.

Essa doença é agressiva e, muitas das vezes, requer cirurgias mutilantes. O HC informou que amostras foram coletadas no paciente e enviadas ao Laboratorio de Saude Publica Dr. Giovanni Cysneiros, o Lacen, para análise e possível confirmação. No entanto, os resultados tanto de covid quanto da mucormicose ainda não foram divulgados.

O outro paciente investigado pela SES-GO estava internado em um hospital particular do estado. Não há novas informações sobre seu caso.