Homem é autuado em flagrante por ameaçar ex-companheira
Vítima havia fugido para Goiatuba porque não suportava ameaças feitas por seu agressor, capturado quando estava escondido em hotel
Na última quarta-feira (26), a equipe de policiais da Delegacia Distrital de Polícia (DDP) de Goiatuba prendeu Abadia dos Santos Silva Couto, 50 anos. O homem foi autuado em flagrante pelo crime de ameaça, com as diretrizes da Lei Maria da Penha. O delito foi cometido contra a ex-mulher dele, V.C.S, de 43 anos, que já sofria agressões por parte do ex-companheiro.
Segundo as investigações, V.C.S fugiu de Canaã dos Carajás, no Pará, e chegou a Goiatuba, onde se escondeu, há poucos dias. Mesmo com a distância, Abadia dos Santos continuou a proferir ameaças contra ela por telefone. Não há registros de denúncias feitas anteriormente, pelo fato de eles serem de outro Estado.
O autor estava em Goiatuba desde terça-feira (25) perseguindo vítima, e armou uma emboscada para encontrá-la, mas foi visto e denunciado por um sobrinho da ex-companheira. A Polícia Civil localizou o autor em um hotel da cidade, ele foi levado para a Unidade Prisional de Goiatuba, onde aguarda decisão do judiciário, que deve sair ainda hoje.
Maria da Penha
Segundo a Polícia Civil, em casos de crime de ameaça contra vítimas de violência doméstica, autuados em flagrante, a prisão é feita imediatamente e não há possibilidade de fiança até decisão do juiz. Também é dado à vítima uma medida protetiva, que fixa um limite fixo de distância entre ela e o agressor. Além disso, o artigo 28 da Lei Maria da Penha garante a “toda mulher em situação de violência doméstica e familiar o acesso aos serviços de Defensoria Pública ou de Assistência Judiciária de maneira gratuita”.