OPERAÇÃO ATHEIA

Homem é preso em Goiás durante investigação a grupo que extorquiu empresários na Bahia

Investigação teve início em Cotegipe, na Bahia, no ano passado

Um homem foi preso em Valparaíso de Goiás, nesta quinta-feira (22), durante operação que investiga grupo suspeito de extorquir e sequestrar, pelo menos, dois empresários na Bahia. A Polícia Civil cumpriu outros oito mandados de prisão e 17 de busca e apreensão.

A operação “Atheia”, como foi batizada, atuou, além de Valparaíso, em Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Ibotirama, Irecê, America Dourado, Morro do Chapéu, Camaçari – todos estes na Bahia -, em Itaporanga D’Ajuda (Sergipe) e no Distrito Federal.

Segundo as autoridades, a investigação teve início em Cotegipe, na Bahia. No local, dois empresários foram vítimas do grupo, em 23 de fevereiro e 12 de setembro de 2023. À época do segundo sequestro, a Polícia Civil conseguiu prender duas pessoas em São Paulo – um deles já teve condenação de 12 anos de prisão.

As investigações prosseguiram e a corporação chegou a outros envolvidos. Eram pessoas responsáveis pelo arrebatamento da vítima, pelo suporte operacional, bem como beneficiários dos valores pagos pela extorsão.

Ainda conforme apurado, a maioria dos membros do grupo é de cidades da microrregião de Irecê, no Norte da Bahia. Trata-se do local onde uma das vítimas foi colocada em cativeiro.

A ação desta quinta-feira contou com a participação e apoio de equipes da 2ª Coorpin, 11ª Coorpin, 12ª Coorpin, 13ª Coorpin, 14ª Coorpin, 24ª Coorpin, LAB-LD/DIP da PCBA, CATTI OESTE, Núcleo de inteligência da 11ª Coorpin, Polícia Civil do DF, Polícia Civil do Estado de Goiás e a Polícia Civil do Estado de Sergipe, através da Coordenadoria de Polícia Especializada.