Furto de cargas

Homem é preso suspeito de desviar 100 toneladas de soja em Goiás

Para não levantar suspeitas, o suspeito apresentava tickets de descarga falsificados, simulando a entrega

A foto mostra uma viatura da DECAR da Polícia Civil de Goiás
Entre novembro e dezembro de 2023, o suspeito desviou 100 toneladas de soja (Divulgação PCGO)

Um homem foi preso suspeito de desviar mais de 100 toneladas de soja de uma transportadora de grãos de Goiás. Segundo a Polícia Civil, ele se passava por motorista terceirizado, utilizava um caminhão para simular o transporte da mercadoria e furtava as cargas. A ação foi realizada na terça-feira (25/2) pela Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas (DECAR), com apoio da Delegacia de Investigações Gerais de Ourinhos.

Segundo as investigações, o suspeito carregava as mercadorias de forma legal, mas não as entregava no destino final. Para não levantar suspeitas, ele apresentava às empresas contratantes tickets de descarga falsificados, simulando que havia feito a entrega. Além disso, o caminhão usado no esquema estava registrado em nome de uma pessoa jurídica, o que reforçava sua credibilidade e dificultava a identificação do crime.

As investigações apontam que o homem atuou nesse esquema pelo menos entre novembro e dezembro de 2023, período em que conseguiu desviar duas cargas de soja, totalizando mais de 100 toneladas. O prejuízo para as transportadoras não foi divulgado, mas estima-se que os valores sejam significativos, considerando o preço do grão no mercado.

Com base nas provas reunidas e na repetição do crime, a Justiça determinou a prisão preventiva do investigado, que foi cumprida em Ourinhos.

A Polícia Civil segue com as investigações para prender outro integrante do esquema, que utilizou o mesmo caminhão para desviar cargas de soja seguindo a mesma estratégia fraudulenta.