Homem é preso suspeito de enganar idoso com o golpe do novo número
Vítima chegou a fazer empréstimo para conseguir dinheiro e ajudar o suposto irmão
Um homem, que não teve o nome revelado, foi preso suspeito de integrar uma quadrilha que aplica o “golpe do novo número”. A Polícia Civil (PC) chegou até ele na última terça-feira (18), depois que dois homens, que são irmãos e moram no Amazonas, foram enganados e transferiram R$ 6 mil para a conta do suspeito, que reside em Goiânia. Uma das vítimas, que é idosa, chegou a fazer empréstimo para ajudar o suposto parente.
Segundo informações do Grupo de Repressão a Estelionato e Outras Fraudes (GREEF), da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic), o suspeito foi quem emprestou a conta para a transferência de valores provenientes dos golpes.
De acordo com as investigações, uma das vítimas chegou a fazer um empréstimo bancário de R$ 2 mil, para atender o pedido feito pelo suposto irmão.
Com a prisão do suspeito, a Polícia espera chegar a outros integrantes da quadrilha. O detido foi autuado por estelionato. Como já havia sido sacado e repartido com outros comparsas, o dinheiro obtido com o golpe não foi recuperado.
Como funciona
Aplicado pelo Whatsapp, o “golpe do novo número” induz a pessoa a acreditar que está recebendo um pedido por parte de algum parente ou amigo. Normalmente, os criminosos usam fotos de familiares ou conhecidos da vítima, mas nunca fazem ligação por chamada de vídeo ou enviam mensagens de voz.
A orientação da Polícia é para que a pessoa jamais faça qualquer tipo de transferência para conta de desconhecidos, e, no caso de receber um pedido de ajuda por mensagens de Whatssap, que faça uma chamada de vídeo ou telefone para confirmar se realmente está falando com a pessoa.