Operação Areia Limpa

Homem é preso suspeito de retirar areia de forma ilegal de lago em Vianópolis

De acordo com o delegado, suspeito teria licença para a retirada de uma draga de areia do local, mas retirava de outras duas sem a permissão ambiental

Um comerciante foi detido suspeito de crime ambiental nesta sexta-feira (26). Alenimar Martins Aguiar, de 56 anos, retirava areia de maneira ilegal e ainda acima da capacidade que teria sido permitida em lei. A prisão se deu por meio da Operação Areia Limpa, realizada pela Polícia Civil com o apoio do Ministério Público Estadual, em Vianópolis, a 106 quilômetros de Goiânia.

De acordo com o delegado regional Jean Carlos Arruda, o comerciante possui uma licença ambiental para retirar uma draga de areia. Porém, já estavam retirando mais duas de uma lagoa natural. Para a retirada do produto, a área ao redor estava sendo desmatada e causando grandes danos ambientais.

O comerciante foi conduzido à delegacia e foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). O comerciante  foi multado em R$ 60 mil. Além disso, foram conduzidos caminhoneiros, operadores de máquinas e trabalhadores em geral, no total de 12 pessoas. “Ficou constatado na operação que os danos ambientais foram imensos. Todas as circunstâncias serão oportunamente esclarecidas em procedimentos próprios”, esclareceu o delegado.