Homem que agrediu e ameaçou companheira na frente de policiais é preso, em Valparaíso (GO)
A Polícia Civil prendeu um homem suspeito de agredir a companheira, na cidade de Valparaíso…
A Polícia Civil prendeu um homem suspeito de agredir a companheira, na cidade de Valparaíso de Goiás. Durante o momento da prisão, na última terça-feira (15), o suspeito ainda começou a gritar e xingar a vítima na frente dos policiais.
De acordo com a polícia, a vítima compareceu na Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) com marcas no braço e no pescoço. Aos agentes, a mulher revelou que sofria há pelo menos uma semana atos de violência física e, principalmente, psicológica.
A corporção afirma que, inclusive no momento em que a vítima estava noticiando os fatos aos policiais, recebeu uma ligação do companheiro, A polícia afirma que o homem estava extremamente exaltado e exigia que ela o falasse para onde havia saído.
Segundo a polícia, quando a equipe chegou na casa da vítima, o homem “foi cegamente na direção dela, aos gritos, sem nem mesmo perceber a presença dos policiais que estavam ao lado dela”. Foi neste momento que os policiais deram voz de prisão e algemaram o suspeito.
Os agentes civis ainda destacam que o momento da prisão necessitou da força dos policiais, visto que o suspeito resistiu à prisão.
Homem suspeito de agredir companheira tem histórico de violência
Na delegacia constatou-se que o homem possui várias antecedentes criminais de violência doméstica contra uma ex-companheira. Dessa vez, ele foi preso em flagrante, mas a corporação informou que já pediu a prisão preventiva dele.
O sujeito deverá responder pelo crime de lesão corporal e violência psicológica, em contexto de violência doméstica e familiar contra a mulher. Atualmente, o suspeito está recolhido ao Presídio Municipal, onde se encontra à disposição da Justica.
Violência contra a mulher em Goiás
Casos como os que foram narrados acima não são incomuns. Inclusive, casos de feminicídio em Goiás aumentaram 23% entre 2020 e 2021. A informação é do observatório da Secretaria de Segurança Pública do estado goiano (SSP). No ano passado, 54 mulheres foram assassinadas; enquanto em 2020 esse número foi de 44 vítimas.
Ainda em Goiás, o número de casos de ameaça também cresceu. Foram 962 casos a mais do que em 2020, um aumento de aproximadamente 6,5%.
Fora isso, as autoridades policiais de Goiás também registraram um crescimento de cerca de 17,2% em casos de crimes contra a honra. Ao todo, foram 1.575 ocorrências mais de mulheres caluniadas, difamadas e injuriadas.
Goiás ainda registrou 10.782 ocorrências de mulheres que sofreram com agressões e outras 278 vítimas de estupro.
2022
Informações referentes ao ano de 2022 ainda não foram divulgados pelo órgão de segurança goiana. Segundo a SSP, informações essas só serão divulgadas a cada três meses.